Classe política lamenta morte de Fernando Lyra
Políticos das mais diversas correntes e tendências lamentaram o falecimento do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto oficial de três dias em todo o Estado; o corpo do ex-parlamentar será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o funeral será realizado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR)
PE247 - Políticos das mais diversas correntes e tendências lamentaram o falecimento do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, na tarde desta quinta-feira (14), em São Paulo, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto oficial de três dias em todo o Estado. O corpo do político pernambucano deverá chegar ao Recife na madrugada desta sexta-feira (15) e será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o funeral será realizado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Em nota, a presidente Dilma Rousseff (PT) observou que "a democracia brasileira perdeu um de seus mais expressivos defensores". Segundo a presidente, Lyra "teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos”. O mesmo sentimento e reconhecimento também foi manifestado pelo governador Eduardo Campos. Pernambuco e o Brasil perderam hoje um grande nome da história deste Estado e deste País. A trajetória política de Fernando Lyra engrandeceu o Brasil. Ele foi um dos líderes da luta contra a ditadura militar, como deputado federal integrante do grupo autêntico do MDB e como um dos coordenadores de campanhas como a das Diretas Já”, disse Campos.
Os senadores por Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB), Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa, além do vice-governador e irmão do ex-ministro, João Lyra Neto (PDT), também exaltaram a atuação do ex-deputado na política partidária.
Para Jarbas Vasconcelos, “nesse tempo de mediocridade no Parlamentar e na política em geral, o desaparecimento de Fernando fará uma falta muito grande a Pernambuco e ao Brasil”. Ele também ressaltou a sua amizade com o ex-ministro. “Mesmo quando estivemos em campos opostos, sempre mantivemos nosso diálogo. Fernando Lyra era um animal político, nos 40 anos de amizade que tivemos, o assunto predominante era sempre política”, contou Jarbas.
Por sua vez, Armando Monteiro exaltou o papel que o ex-ministro teve na luta pela redemocratização do Brasil. “Fernando Lyra cumpriu de forma exemplar a sua passagem pela vida pública do País. Durante os tempos duros do regime autoritário, foi um firme combatente, que nunca deixou de levantar a voz nos momentos mais difíceis. Ao longo do processo de abertura política, desempenhou importante papel na construção da candidatura de Tancredo Neves, que inaugurou a Nova República; foi um ministro da Justiça permanentemente atento às causas da cidadania e da ampliação das liberdades democráticas”, declarou.
Já Humberto Costa afirmou que Fernando Lyra foi um dos maiores nomes da política pernambucana, além de ter sido um grande articulador político. “Por onde passou, deu contribuições importantes para o País. Ex-ministro da Justiça, deputado estadual e federal, Lyra sempre foi um grande defensor da democracia”, disse. Os seus belos discursos e o jeito habilidoso de resolver os problemas mais difíceis sempre foram sua marca. Lyra certamente fará muita falta a todos nós”, complementou.
Por sua vez, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, enalteceu, junto com a sua família, o papel do seu irmão na política partidária: “Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável, sempre ao lado das causas democráticas e humanitárias. Nesse momento difícil e de enorme tristeza, pedimos a todos que se juntem a nós em oração por Fernando Lyra. Que Deus o guarde e o abençoe!”, observou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: