HOME > Geral

Codevasf assume as águas da Transposição

Estatal, que vinculada ao Ministrio da Integrao Nacional, ficar responsvel pela gesto das guas do Rio So Francisco durante os primeiros cinco anos aps a concluso da obras da transposio

Codevasf assume as águas da Transposição (Foto: José Patrício e Alexandro Auler/JC Imagem/AE)

PE247 – A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ficará com a gestão das águas do Rio São Francisco durante os cinco primeiros anos após a conclusão das obras da transposição – que já está avaliada em R$ 6,9 bilhões. A Codevasf é uma estatal vinculada diretamente ao Ministério da Integração Nacional, comandado pelo socialista Fernando Bezerra Coelho.

A proposta técnica já foi aprovada. Até fevereiro, a Casa Civil deve realizar uma avaliação jurídica da proposta. Segundo Bezerra Coelho, a Codevasf e a Chef (Companhia de Hidroelétrica do São Francisco) ficarão com 51% do consórcio privado formado por empresas públicas que farão a gestão da transposição. A outra fatia do “bolo”, ou seja, os 49% da administração das águas do Velho Chico ficarão com as empresas estaduais de recursos hídricos de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Fernando Bezerra também destacou que as águas da transposição do Rio São Francisco não serão das mais caras do País – como foi divulgado recentemente na Imprensa. Segundo ele, o custo da manutenção da obra faraônica não será repassado aos consumidores. Os quatro Estados contemplados é que arcariam, neste primeiro momento, com os custos da operação. A Fundação Getúlio Vargas (FBV) deve concluir um estudo até o fim de fevereiro para indicar quais serão os custos finais para aqueles que receberão água.

Leia mais:

Água da transposição entre as mais caras do País