Codevasf assume as águas da Transposição
Estatal, que vinculada ao Ministrio da Integrao Nacional, ficar responsvel pela gesto das guas do Rio So Francisco durante os primeiros cinco anos aps a concluso da obras da transposio
PE247 – A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ficará com a gestão das águas do Rio São Francisco durante os cinco primeiros anos após a conclusão das obras da transposição – que já está avaliada em R$ 6,9 bilhões. A Codevasf é uma estatal vinculada diretamente ao Ministério da Integração Nacional, comandado pelo socialista Fernando Bezerra Coelho.
A proposta técnica já foi aprovada. Até fevereiro, a Casa Civil deve realizar uma avaliação jurídica da proposta. Segundo Bezerra Coelho, a Codevasf e a Chef (Companhia de Hidroelétrica do São Francisco) ficarão com 51% do consórcio privado formado por empresas públicas que farão a gestão da transposição. A outra fatia do “bolo”, ou seja, os 49% da administração das águas do Velho Chico ficarão com as empresas estaduais de recursos hídricos de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Fernando Bezerra também destacou que as águas da transposição do Rio São Francisco não serão das mais caras do País – como foi divulgado recentemente na Imprensa. Segundo ele, o custo da manutenção da obra faraônica não será repassado aos consumidores. Os quatro Estados contemplados é que arcariam, neste primeiro momento, com os custos da operação. A Fundação Getúlio Vargas (FBV) deve concluir um estudo até o fim de fevereiro para indicar quais serão os custos finais para aqueles que receberão água.
Leia mais:
Água da transposição entre as mais caras do País
