HOME > Geral

COI vê progresso em preparativos da Rio 2016 apesar de atrasos

"Estamos no caminho certo agora. Nós ainda temos algumas questões, mas estamos dentro do prazo", acrescentou Nuzman, que também é membro do COI

Luis Mauro Queiroz avatar
Conteúdo postado por:

Por Karolos Grohmann

MÔNACO (Reuters) - Os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, estão progredindo bem, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira, com os organizadores recuperando o tempo perdido 20 meses antes do evento.

A cidade tem apresentado atrasos desde que ganhou o direito de sediar a Olimpíada, em 2009. No início deste ano, o COI pediu para o Rio acelerar as obras, e o vice-presidente da entidade, John Coates, chegou a chamar a preparação de a pior que ele tinha visto.

"O sentimento geral é de que o progresso continua sendo feito", disse o porta-voz do COI Mark Adams, depois que os organizadores fizeram uma apresentação ao comitê executivo na sexta-feira.

"Estamos na mesma fase que estávamos em Londres (2012), que estamos em todos os Jogos. A menos de dois anos, é preciso entregar agora."

O COI tem pedido repetidamente por uma colaboração maior entre os vários níveis de governo e os organizadores.

Os trabalhos no Parque Olímpico de Deodoro começaram há pouco tempo e também houve problemas com o campo de golfe devido ao seu impacto ambiental, embora a questão tenha sido resolvida no mês passado, com um juiz dando sinal verde para a obra continuar, de acordo com o chefe do comitê organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

"Esta questão está agora concluída e o plantio de grama será finalizado até o final do ano", disse Nuzman a jornalistas.

"Estamos no caminho certo agora. Nós ainda temos algumas questões, mas estamos dentro do prazo", acrescentou Nuzman, que também é membro do COI.

Há atrasos na conclusão do Centro Internacional de Transmissão (IBC) e os organizadores também estão sofrendo para resolver o problema da poluição na Baía de Guanabara, local da disputa da vela, mas isso não afetará os eventos-teste, disse Adams.

"Quanto às instalações esportivas, todos os eventos-teste ocorrerão dentro do cronograma", acrescentou. "Para o IBC há uma revisão do projeto que vai ser discutida."

Nuzman minimizou os atrasos no IBC, dizendo que o local está quase finalizado.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...