HOME > Geral

Collor ressuscita papel de 'pai dos descamisados'

Numa reedição do "pai dos pés-descalços e descamisados", o candidato a governador pelo estado de Alagoas Fernando Collor de Mello vende-se como um candidato sensível às demandas população mais pobre; o carro-chefe de sua campanha é a criação de uma espécie de Bolsa Família estadual focado em mulheres de baixa renda

Collor ressuscita papel de 'pai dos descamisados' (Foto: José Cruz/Agência Senado (17/12/2013))

247Numa reedição do "pai dos pés-descalços e descamisados", o candidato a governador pelo estado de Alagoas Fernando Collor de Mello vende-se como um candidato sensível às demandas população mais pobre. O carro-chefe de sua campanha é a criação de uma espécie de Bolsa Família estadual focado em mulheres de baixa renda.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Collor dá um tom muito semelhante àquele que o levou à presidência em 1989 e ao subsequente impeachment. A fala de Collor em Arapiraca é destacada: "queremos fazer um governo com o povo para o povo, sobretudo o povo mais humilde que vem sendo perseguido e vitimado pelas injustiças praticadas pelo Palácio do governo".

Três décadas depois de se tornar conhecido como "caçador de marajás", o senador alagoano abriu guerra contra o estado fiscalista "que persegue comerciantes e fecha pequenos negócios com sua sanha arrecadatória". Sua promessa emblemática e alinhada com a política populista dos anos 80 é liberar as motos de até 50 cilindradas, as célebres 'cinquentinhas', de taxas de licenciamento.