Com 15 votos certos, Sandoval entra como favorito nas indiretas
Com uma bancada que tem um terço dos eleitores que escolherão o novo governador do Tocantins, o Solidariedade é o ator principal da disputa; o candidato do partido, o governador interino Sandoval Cardoso, conta com o apoio de outros seis partidos, que somam pelo menos 15 votos, dois a mais do que o mínimo necessário para sua eleição; a oposição se fragmentou em vários candidatos para disputar os nove votos restantes, correndo o risco de ver seus eleitores se absterem do pleito; os partidos podem registrar as candidaturas na Assembleia Legislativa até a próxima quinta-feira, 1º
Tocantins 247 – Com a oficialização nesse domingo, 27, da candidatura do governador interino Sandoval Cardoso (SD) a governador nas eleições indiretas de 4 de maio, o grupo político que comanda o Palácio Araguaia entra para uma disputa da qual não há outro favorito. Só o partido de Sandoval conta com uma bancada de oito dos 24 deputados-eleitores, que são os deputados Jorge Frederico, Iderval Silva, Wanderlei Barbosa, Amélio Cayres, Stalin Bucar, Vilmar do Detran e Solange Duailibe e o próprio Sandoval.
Ainda nesse domingo, a candidatura recebeu o apoio do PR, que detém mais dois votos, com os deputados José Bonifácio e Luana Ribeiro. Só aí já são 10 votos em favor de Sandoval Cardoso.
Outros partidos que compõem a base do governo ou já demonstraram apoio à candidatura do governador interino são o PSDB, que tem o voto do líder do governo, Carlão da Saneatins; o DEM, com o voto do presidente interino, Osires Damaso; o PTB, com o voto do deputado José Geraldo; o PSB, com o voto de Ricardo Ayres e o PPS, cujo presidente do partido, deputado Eduardo do Dertins é cotado para compor a chapa com vice-governador.
O PPS pode enfrentar alguma dificuldade em confirmar o apoio à candidatura de Sandoval, por conta do procurador Mário Lúcio Avelar, recém-filiado no partido com aval da executiva nacional, para construir uma candidatura de oposição ao Palácio Araguaia. A convenção do PP está marcada para quarta-feira, 30.
Assim, o Solidariedade aliado ao PR, PSDB, DEM, PTB, PSB e PPS somam 15 votos. O mínimo necessário para a eleição de Sandoval são 13.
Oposição
Para os partidos de oposição ao Palácio Araguaia restaram a disputa dos nove votos restantes. Isso se nenhum parlamentar não surpreender e votar no candidato governista. Abstenções também são esperadas.
A deputada Josi Nunes (PMDB) já anunciou que pode não votar no candidato do seu partido no pleito, que será escolhido nesta terça-feira, e abster-se. O PT, que tem os votos dos deputados José Roberto e Amália Santana, já oficializou o ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão.
O PV, que também oficializou o deputado Marcelo Lelis, conta também como voto de Freire Júnior.O Pros, que conta com os votos dos deputados Sargento Aragão e Eli Borges, anunciou a candidatura de Eli, mas ainda não realizou convenção. Há ainda as candidaturas anunciadas pelo PSDC, com o professor Adail Pinhieor, pelo PMN, com o presidente da sigla, Nuir Júnior; do Psol, com Fábio Ribeiro, e pelo PPL, com a vereadora de Natividade Izabela Suarte.
Os partidos podem registrar as candidaturas para a eleição indireta até a próxima quinta-feira, 1º.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: