Com 72%, Dilma é mais popular que FHC e Lula
Apesar da crise econmica e da queda de sete ministros, Dilma Rousseff chega ao fim do primeiro ano de governo com avaliao melhor que os antecessores; aprovao do governo, de 56%, tambm recorde; nmero de brasileiros que acredita que prximos trs anos sero bons outro que subiu
247 – Saiu uma nova pesquisa CNI/Ibope sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff e, mais uma vez, a aprovação da presidente cresceu. Após quase um ano de governo, 56% dos brasileiros classificam a gestão da petista como ótima ou boa – em setembro o percentual era de 51%. A aprovação pessoal de Dilma também subiu, mas apenas um ponto percentual, de 71% para 72% (como a margem de erro da pesquisa é de 2%, a aprovação pessoal fica entre 70% e 74%).
A aprovação do governo de Dilma é maior que as dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, que, ao fim do primeiro ano de governo, eram aprovados, respectivamente, por 43% e por 41% da população. No início do segundo mandato, FHC era aprovado apenas por 17% dos brasileiros. Já Lula, agravada a 51% no fim do primeiro ano de seu segundo mandato.
Na comparação pessoal, Dilma também fica na frente dos dois colegas. Ao fim do primeiro ano de governo, FHC agradava a 57% dos brasileiros. Já Lula tinha a aprovação de 66%. No fim do primeiro ano do segundo mandato, Fernando Henrique agradava a 26% da população, e Lula, a 65%.
A avaliação positiva recorde de Dilma Rousseff fica curiosa quando analisada à luz de outro dado da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria: o assunto mais lembrado pelos consultados envolve denúncias de corrupção. Dos entrevistados, 28% lembraram de imediato de alguma notícia ligada a irregularidades no governo. Ou seja, a população aparentemente está satisfeita com a forma como Dilma tem lidado com as denúncias de irregularidades que surgiram durante 2011.
Os cidadãos consultados lembraram com mais frequência (23%) do caso do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, que deixou o governo depois de semanas tentando se segurar no cargo. Apesar da queda de sete ministros, as expectativas do brasileiro em relação ao governo Dilma melhoraram. Até setembro, 56% dos brasileiros imaginavam que os próximos três anos de Dilma seriam bons ou ótimos. Agora, são 59%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: