HOME > Geral

Com batalhão próprio, Rotam atuará 24 horas

Durante inauguração na nova unidade militar, a primeira desde que o grupo foi criado, em 1993, comandante adiantou que efetivo será dobrado; as 17 equipes de ronda, que antes ficavam aquarteladas, agora farão patrulhamento ininterrupto; o batalhão fica na área do autódromo de Goiânia; em 2012, a Rotam abordou 8,5 veículos e 25.171 pessoas

Com batalhão próprio, Rotam atuará 24 horas (Foto: )

Goiás247_ O batalhão das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) atuará 24 horas e terá efetivo dobrado. O anúncio foi feito pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Renato Brum dos Santos, empossado nesta segunda-feira, dia 22. Também foi inaugurada a sede da Rotam, ao lado do Autódromo Internacional de Goiânia, e entregue armamento no valor de R$ 6.323.110 custeados pelo Tesouro Estadual. Foram entregues 2,5 mil pistolas .40, 300 mil munições .40, 5 mil munições 7.62 para fuzis e 60 algemas de aço.

O governador Marconi Perillodestacou que a história da Polícia Militar se confunde com a história do Estado de Goiás. Ele afirmou que o vertiginoso crescimento econômico e a migração refletem no aumento da demanda por serviço público. “Para atender essa demanda a PM está desenvolvendo novas estratégias, novas táticas e um novo modelo de operação capaz de equilibrar a demanda por segurança pública com as capacidades da instituição em oferecer mais e melhores serviços à população”, argumentou.

Perillo completou que “o governo prioriza a segurança pública por entender que a razão do Estado é o bem comum, a liberdade e a integridade física de seus cidadãos”.  Segundo o secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, a Rotam é uma unidade que tem prestado trabalhos relevantes no Estado. Ele argumentou ainda, que cada vez mais, é comprovada a importância do efetivo na redução da criminalidade.

De acordo com o comandante da PM, coronel Sílvio Benedito Alves (foto), foram selecionados 40 ex-policiais da Rotam, sem qualquer mácula em sua ficha durante a estada na unidade, para reforçar o efetivo. Com esse reforço foi possível ampliar de sete para 17 equipes da Rotam nas ruas. Antes os policiais da Rotam permaneciam aquartelados até que fossem solicitados para o atendimento de ocorrências de grande risco. Agora, esse efetivo estará nas ruas durante o dia e a noite. “Nós não podemos ter o luxo de ter uma Rotam, de ter vários homens dentro do quartel. Nós estaremos nas ruas com grande visibilidade para contribuir com a Segurança Pública no Estado de Goiás”, avalia o tenente-coronel Brum.

É a primeira vez que a Rotam tem sede própria. A unidade especial da Polícia Militar criada em 1993 passa por reestruturação desde 2011. O novo prédio centralizará o batalhão e tem espaço para a realização dos treinamentos da tropa. O tenente-coronel Cláudio Jorge Taufick, que deixou o comando da Rotam e assumirá a Corregedoria da PM, afirmou que neste último ano a Rotam abordou 25.171 pessoas e mais de 8,5 veículos. Foram presas 308 pessoas.

A Polícia Militar durante a solenidade homenageou o governador Marconi Perillo (foto); o vice-governador José Eliton; o secretário da Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita; comandante da PM, coronel Sílvio Benedito Alves. Todos eles receberam o braçal da Rotam, a mais alta honraria da corporação.