Com Neymar, Barça defende seu título
O Barcelona inicia a defesa do título do Campeonato Espanhol, no domingo, em meio a dúvidas sobre a força de sua defesa, a adaptação de Neymar ao futebol europeu e como o técnico argentino Gerardo Martino vai responder ao desafio
MADRI, 15 Ago (Reuters) - O Barcelona inicia a defesa do título do Campeonato Espanhol, no domingo, em meio a dúvidas sobre a força de sua defesa, a adaptação de Neymar ao futebol europeu e como o técnico argentino Gerardo Martino vai responder ao desafio.
O treinador foi uma escolha surpreendente do Barça para substituir Tito Vilanova depois que o ex-assistente-técnico de Pep Guardiola anunciou sua demissão devido a um câncer, pouco antes do início da pré-temporada, há apenas três semanas.
O argentino, de 50 anos, deixou o Newell's Old Boys, ex-time de Lionel Messi, para assumir pela primeira vez um time europeu.
Apesar de ser relativamente desconhecido na Espanha, seu estilo discreto e seu estilo de jogo fiel às tradições do Barcelona aparentemente conquistaram os principais jogadores do elenco.
"Ele é um líder, capaz, bem preparado e experiente", disse o meia Xavi ao jornal Sport nesta semana. "Ele tem ideias muito claras e é muito preciso no que quer. Estamos recuperando um pouco a intensidade e o ritmo que, por diversas razões, nós perdemos no fim da temporada passada."
Martino assume um time experiente e estabelecido, que igualou um recorde de 100 pontos ao conquistar o título espanhol da temporada passada, o quarto nos últimos cinco anos, e que ainda contratou o atacante brasileiro Neymar por 57 milhões de euros.
O jogador, de 21 anos, marcou dois gols em amistosos de pré-temporada e demonstrou estar entrosado com seus companheiros, mas não se sabe como ele vai se comportar quanto enfrentar os adversários bem mais fortes da Espanha e da Liga dos Campeões.
"Ele ainda é um garoto", disse Daniel Alves, companheiro de equipe de Neymar no Barça e na seleção brasileira, ao pedir que a torcida tenha paciência.
Para reforçar a defesa, os catalães tentaram sem sucesso contratar os zagueiros brasileiros Thiago Silva e David Luiz, mas ouviu de PSG e Chelsea, respectivamente, que eles não estão à venda. Com a janela de transferência perto do encerramento, Gerard Piqué segue como o único zagueiro de fato do elenco, e poderá ter de jogar novamente ao lado do volante Javier Mascherano na defesa.
(Reportagem de Mark Elkington)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: