Com pompa, Chen Zhizhao é apresentado no Corinthians

O chins Zizao, como ser chamado no Brasil, chega com status de craque, mas no sabe ainda se vai jogar partidas oficiais

Com pompa, Chen Zhizhao é apresentado no Corinthians
Com pompa, Chen Zhizhao é apresentado no Corinthians (Foto: RODRIGO DIONISIO/AGÊNCIA ESTADO)

Cassius Oliveira _247 – Não é comum um jogador ser apresentado na sede do Corinthians, no Parque São Jorge. Como a antiga e saudosa sirene criada pelo folclórico ex-presidente Vicente Matheus, a ocasião apenas acontece quando o clube acerta contratações bombásticas, como as de Ronaldo e Roberto Carlos. Mas nesta quinta-feira, o Timão fez festa para um ilustre desconhecido, vindo de um futebol nada tradicional. O chinês Chen Zhizhao foi apresentado com status de grande jogador, no entanto, ainda não se sabe se ele sequer seja relacionado para uma partida oficial.

A apresentação de Zhizhao foi realmente um evento. Com globos vermelhos, 'leões' chineses e percussão típica, nem o próprio atleta esperava uma recepção deste tipo no clube. “Fiquei realmente surpreso. Por ser chinês, isso é uma novidade no Brasil”, disse o jogador. E as extravagâncias não pararam por aí: o atleta vestirá a camisa 200, em homenagem aos dois séculos da imigração chinesa no Brasil, que trará apenas o nome “Zizao” – forma aportuguesada de Zhizhao. Na coletiva de imprensa, porém, o chinês pediu para ser chamado de “Chui”, seu apelido.

“Quero agradecer aos presentes, aos amigos do Corinthians. Quero agradecer a cooperação com o meu clube na China e a oportunidade de poder jogar aqui no Brasil. Sempre adorei o futebol brasileiro e sempre assisti a jogos de times brasileiros desde 1989, então estou muito feliz, Eu sei que o Corinthians foi o último time que Ronaldo atuou. Conheço o Corinthians, um dos clubes mais populares do Brasil. Sobre meu desempenho, acho que vocês vão gostar”, disse Zhizhao em inglês, em suas primeiras palavras como jogador do Corinthians.

A contratação do chinês é uma ideia do marketing do Corinthians para entrar com força no mercado do país oriental, um dos mais crescentes do mundo. Com a ajuda de empresários, o clube recebeu inúmeros DVDs para analisar qual opção se encaixaria melhor nas necessidades do “bom e barato”. O jovem Zhizhao agradou os dirigentes, não só por não precisar um grande investimento, mas pela boa técnica do atleta.

“Vir um jogador chinês para o Corinthians já seria o suficiente para uma grande festa. Mas a turma do futebol é tão exigente que queríamos um cidadão que saiba jogar futebol. E conseguimos. Vocês terão grandes alegrias com o Zizao. Ele tem gingado brasileiro e empenho de chinês”, afirma o vice-presidente alvinegro, Luis Paulo Rosemberg.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247