Começa inscrição para novos táxis em BH
Capital vai vai abrir concorrência para mais de 600 novas permissões. A última licitação foi há 17 anos, o que tornou o serviço insuficiente com o crescimento da população e o aumento da renda
Minas 247 - A última licitação para ampliação da frota de táxis em Belo Horizonte foi há 17 anos. A cidade tinha então pouco mais de 2 milhões de habitantes. Desde então, a população cresceu 13% (quase 300 mil pessoas a mais), mas o aumento do número de táxis foi zero. Resultado: o serviço ficou ineficiente na capital. Em horários de pico, é muito difícil conseguir algum veículo disponível - em dias de chuva, praticamente impossível.
Mas começou nesta terça-feira a inscrição eletrônica para 545 novas permissões para táxi convencional (pessoa física) e de 60 para táxis acessível (pessoa jurídica). Não será a resolução do problema, que passa também por melhoras no trânsito de BH, mas certamente vai melhorar.
A inscrição pode ser feita no site da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br) até o fim do dia 27, domingo. Do total de 545 novas concessões, 10%, ou 55, se destinam a pessoas com algum tipo de deficiência física.
Com o comprovante de inscrição obtido no site, o interessado deve comparecer à sede da BHTrans (avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, no bairro Buritis) e retirar o Formulário Oficial de Preenchimento da Proposta Técnica, disponível desta terça-feira até 4 de junho.
A abertura dos envelopes com a Proposta Técnica será em 11 de junho, em sessão pública, com as propostas analistas pela Comissão Especial de Licitação.
A proporção de táxis por habitante em BH perde para várias outras capitais brasileiras. Na capital mineira é de 395 pessoas por veículo; no Rio, 198; Belém, 278; São Paulo, 345; Porto Alegre, 359; e Salvador, 368.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: