CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Começa o Campeonato Espanhol. Ou Barcelona x Real Madrid

É neste sábado e tudo indica que o título será novamente decidido no duelo entre os arquirrivais Barcelona e Real Madrid

Começa o Campeonato Espanhol. Ou Barcelona x Real Madrid (Foto: Bogdan Cristel/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

FIFA - A próxima temporada do Campeonato Espanhol terá início no dia 18 de agosto e, como vem acontecendo nos últimos anos, tudo indica que o título será novamente decidido no duelo entre os arquirrivais Barcelona e Real Madrid. Atual campeão, o time da capital busca dar sequência ao reinado na terceira temporada de José Mourinho no comando. Já a equipe azul-grená, que viu chegar ao fim o ciclo de Pep Guardiola, acredita nos serviços do até agora assistente técnico Tito Vilanova para voltar a levantar a taça.

O campeão

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de uma temporada de recordes, na qual se sagrou campeão com cem pontos e 121 gols marcados, o Real Madrid acredita que irá defender o título nacional sem tirar os olhos da disputa continental na Liga dos Campeões. Ainda que surja alguma contratação, o grande mérito do clube "merengue" está no fato de ter mantido o grupo campeão e evitado a saída de importantes jogadores, como Gonzalo Higuaín. Após romper a hegemonia do rival nos últimos anos e contando mais uma vez com Cristiano Ronaldo como seu maior nome, o clube começa a nova caminhada em busca de conquistas.

Os concorrentes

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Salvo enorme surpresa, a lista se resume a uma equipe: o Barcelona. A sombra de Guardiola, grande responsável pelo ciclo mais vitorioso da história do clube, é evidente. Mas a presença de Tito Vilanova garante que a equipe se manterá fiel ao estilo de jogo que resultou em tantas conquistas nos últimos anos. Assim como o rival, o time catalão já está montado, ainda que tenha contratado um reforço para a lateral esquerda. Trata-se de Jordi Alba, que volta ao clube que o revelou depois de brilhar pelo Valência e pela seleção espanhola na última Euro. Vice-campeão em 2011-12, o Barça tem um objetivo claro: faturar aquele que seria seu quarto título da Liga em um período de cinco anos.

Você sabia?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos grandes clássicos do futebol espanhol volta a acontecer na elite depois de cinco temporadas de ausência. Na temporada 2012-13, os torcedores poderão desfrutar novamente da rivalidade entre os dois principais times da Galícia: Deportivo La Coruña e Celta de Vigo. Os corunheses retornam após uma grande campanha que culminou com o título da segunda divisão, enquanto os celestes voltam à elite depois de cinco anos de calvário. O confronto promete fortes emoções.

Principais contratações

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A crise econômica que assola a Espanha atingiu também o futebol e, em um mercado onde as contratações estão em baixa, a transferência mais comentada até aqui tem sido a de Jordi Alba para o Barcelona. Enquanto se esperam eventuais aquisições de última hora pelo Real Madrid, o clube que mais se reforçou foi o Valência, que conta com o argentino Fernando Gago e o mexicano Andrés Guardado para diminuir a distância em relação aos grandes, que nas últimas três temporadas abriram diferenças de mais de 20 pontos para o terceiro colocado.

Nesse contexto, para alguns clubes, os grandes reforços têm sido nada mais do que manter seus grandes astros no elenco. É o caso do Atlético de Madri, que segue contando com Radamel Falcao e com o jovem Adrián Rodríguez. Outras movimentações que vêm gerando repercussão foram a volta à Espanha de Alejandro Domínguez, novo jogador do Rayo Vallecano, e o retorno de Aritz Aduriz ao Athletic Bilbao.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O número

8 — É o total de temporadas decorridas no Campeonato Espanhol sem que houvesse um campeão diferente de Barcelona e Real Madrid. O último a brigar com os dois grandes pela hegemonia do futebol no país – e terceiro colocado nas últimas quatro temporadas – foi o Valencia, campeão em 2003-04 sob a batuta do técnico Rafa Benítez.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que eles disseram

"Nunca competi com o Cristiano, nem luto contra ele. Tento fazer meu trabalho para que as coisas deem certo para mim e para conseguir títulos com a seleção e com o Barcelona", Lionel Messi, autor de 50 gols na última edição do Campeonato Espanhol, quatro a mais que Cristiano Ronaldo

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO