Começa vacinação contra Influenza em Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) iniciou nesta terça-feira (22) a vacinação contra a Influenza nos centros de saúde ligados ao órgão; o mutirão faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em todo o país e que prossegue até o próximo dia 9

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) iniciou nesta terça-feira (22) a vacinação contra a Influenza nos centros de saúde ligados ao órgão; o mutirão faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em todo o país e que prossegue até o próximo dia 9
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) iniciou nesta terça-feira (22) a vacinação contra a Influenza nos centros de saúde ligados ao órgão; o mutirão faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em todo o país e que prossegue até o próximo dia 9 (Foto: Romulo Faro)

Bahia 247 - A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) iniciou nesta terça-feira (22) a vacinação contra a Influenza nos centros de saúde ligados ao órgão. O mutirão faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em todo o país e que prossegue até o próximo dia 9.

A meta é imunizar 80% das mais de 617 mil pessoas que compõem o público alvo em Salvador: idosos a partir de 60 anos, gestantes ou mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e indígenas. A novidade este ano é que a faixa etária para crianças aumentou: de seis meses a menores de cinco anos, e não até dois anos como em edições anteriores.

No 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário, foram atendidas quase 200 pessoas até o final do expediente, no primeiro dia da ação. Durante a semana, a vacinação será realizada das 8 às 17h nos postos de saúde da rede municipal. Também serão feitas intensificações em asilos, domicílios de idosos acamados, creches, hospitais, maternidades, delegacias e penitenciárias.

No Dia D, que acontece no próximo sábado (26), além do funcionamento das unidades tradicionais, a SMS instalará pontos de vacinação em áreas de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, igrejas e escolas, ampliando o acesso da população.

Em 2013 foram notificados 495 casos da doença na Bahia com 39 óbitos confirmados. Este ano Salvador já registrou 17 casos com uma morte em decorrência de complicações da gripe.

A vacina é contra indicada para pessoas com histórico de reação anafilática; alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. A dose é contraindicada também para quem teve reações graves em doses anteriores.

As pessoas com história de alergia ao ovo e que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina mediante a adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo por pelo menos 30 minutos, em ambiente com condições de atendimento às reações.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247