Comissão de Segurança Estadual realiza primeira reunião no RS

Entidade congrega todas as instituições públicas envolvidas na segurança e defesa civil nas três esferas governamentais

Comissão de Segurança Estadual realiza primeira reunião no RS
Comissão de Segurança Estadual realiza primeira reunião no RS (Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Portal da Copa - A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge) do Rio Grande do Sul iniciou oficialmente suas atividades, nesta quarta-feira (08.09), em Porto Alegre, ao realizar sua primeira reunião operacional. Instalada no dia 25 de julho e coordenada pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça, a entidade congrega todas as instituições públicas envolvidas na segurança e defesa civil nas três esferas governamentais.

"Nunca tivemos aqui no Brasil uma ação que agregasse tantos esforços como a Copa do Mundo", enfatizou o coordenador da Coesge e delegado da Polícia Federal, Sérgio Henrique Silva de Silva. Todos os órgãos envolvidos elaborarão um plano único de segurança do Rio Grande do Sul para a Copa do Mundo, que será o documento entregue para FIFA e norteará todas as ações relativas à área na recepção dos grandes eventos até 2016.

"Esta Comissão permite que haja integração dentro de cada situação que vamos enfrentar nos grandes eventos, não só Copa do Mundo. Assim haverá, por meio do Centro de Comando e Controle Integrado, protocolos integrando todos os órgãos no comando das operações", afirmou o secretário-executivo da comissão, o coronel da Brigada Militar, Erlo Pietrosky.

A organização da comissão foi divida em quinze oficinas temáticas, que incluem setores como segurança nas fronteiras, mobilidade urbana, estádios, Centros de Treinamentos de Seleções (CTS), inteligência, entre outros. Todos os trabalhos serão acompanhados pelo Ministério da Justiça, sendo encerrados até o dia 30 de outubro deste ano. A coordenação da Comissão ficará situada na Secretaria Estadual de Segurança Pública e as oficinas divididas em prédios públicos e na sede do Sport Club Internacional, no caso da oficina de Estádios.

A reunião desta quarta-feira contou com um representante da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, que deve se somar à Comissão em momento posterior, bem como os adidos brasileiros lotados no exterior. Compõem a Coesge os seguintes órgãos: Polícia Federal, Força Nacional,

Ministério da Defesa (Força Aérea Brasileira, Marinha e Exército), Defesa Civil do Estado, Casa Civil (Governo do Estado), Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Instituto-Geral de Perícias (IGP), além de companhias municipais de trânsito (como EPTC, no caso da Capital) e Guarda Municipal de Porto Alegre.

Fonte: Secopa/ RS

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email