Comissão investiga relação da Fiesp com a ditadura

Audiência Pública discutirá indícios de relação entre representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do consulado dos EUA com órgãos de repressão durante o governo militar no País

Comissão investiga relação da Fiesp com a ditadura
Comissão investiga relação da Fiesp com a ditadura
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – A Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo vai investigar indícios de relações entre representantes da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do consulado dos Estados Unidos com órgãos de repressão que atuavam durante a ditadura militar no Brasil.

A primeira audiência pública do ano, que será realizada nesta segunda-feira 18 pela comissão, terá a apresentação de cópias de livros de registros de entrada e saída de funcionários e visitantes do Dops (extingo órgão de repressão, ligado ao Exército), obtidos no Arquivo Público do Estado.

"Entre os nomes que aparecem nos livros, estão o de Geraldo Rezende de Matos, cujo cargo é identificado apenas como 'Fiesp', e o de Claris Rowney Halliwell, onde consta 'consulado americano'", informa reportagem da Folha de S.Paulo. Matos esteve no local 45 vezes entre 1971 e 1972. No mesmo período, Halliwell compareceu ao Dops 34 vezes.

Na avaliação do presidente da comissão paulista, deputado Adriano Diogo (PT), os documentos mostram que os dois tinham contato com agentes de repressão e tinham conhecimento das torturas.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

Apoie o 247

WhatsApp Facebook Twitter Email