HOME > Geral

Comissão investiga relação da Fiesp com a ditadura

Audiência Pública discutirá indícios de relação entre representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do consulado dos EUA com órgãos de repressão durante o governo militar no País

Comissão investiga relação da Fiesp com a ditadura
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 – A Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo vai investigar indícios de relações entre representantes da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do consulado dos Estados Unidos com órgãos de repressão que atuavam durante a ditadura militar no Brasil.

A primeira audiência pública do ano, que será realizada nesta segunda-feira 18 pela comissão, terá a apresentação de cópias de livros de registros de entrada e saída de funcionários e visitantes do Dops (extingo órgão de repressão, ligado ao Exército), obtidos no Arquivo Público do Estado.

"Entre os nomes que aparecem nos livros, estão o de Geraldo Rezende de Matos, cujo cargo é identificado apenas como 'Fiesp', e o de Claris Rowney Halliwell, onde consta 'consulado americano'", informa reportagem da Folha de S.Paulo. Matos esteve no local 45 vezes entre 1971 e 1972. No mesmo período, Halliwell compareceu ao Dops 34 vezes.

Na avaliação do presidente da comissão paulista, deputado Adriano Diogo (PT), os documentos mostram que os dois tinham contato com agentes de repressão e tinham conhecimento das torturas.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...