Comissária europeia quer acordos firmes na Rio+20
Em visita ao Brasil, Connie Hedegaard diz que resolues dependem de boa vontade poltica
247 – Para a Comissária de Ação pelo Clima europeia, Connie Hedegaard, a Conferência das Nações Unidas dobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro, deverá alcançar resultados concretos, embora ela afirmou que tudo dependerá da vontade política. “É absolutamente imperativo que todos (os líderes mundiais) compreendam que a Rio+20 pode e deve alcançar resultados e adotar posições concretas”.
Em visita ao Brasil, a funcionária da Comissão disse que a Conferência não será centrada exclusivamente em questões ambientais, mas apontou que é impossível pensar em desenvolvimento sem levar em conta as medidas necessárias para cortar o processo de mudança climática. “É extremamente importante que a Rio+20 não esteja sendo considerada como apenas mais uma grande conferência. É preciso haver alguns resultados tangíveis, que as pessoas possam ver, depois do Rio, que (a conferência) levou a algo concreto, como por exemplo, o acesso a energia sustentável para todos até 2030, com a adoção de energia renovável e eficiência energética”.
Anfitriã da mais importante conferência climática da ONU nas últimas décadas, a COP-15, em Copenhague, Connie Hedegaard também espera que a Rio+20 provoque uma mudança no paradigma do crescimento econômico dos países, inclusive com a alteração da maneira como o Produto Interno Bruto (PIB) é contabilizado. “Nós temos que fazer com que haja um preço cobrado à degradação do meio ambiente comum. É uma discussão difícil, mas se o Rio quiser fazer a diferença e ser um marco da mudança de paradigma para um tipo mais verde e sustentável de crescimento econômico, nós temos que chegar a uma cobrança correta”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: