CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Como lidar com emergências

A receita para não ficar no vermelho em situações inesperadas

Imagem Thumbnail
A receita para não ficar no vermelho em situações inesperadas (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Do Infomoney – A qualquer momento, uma emergência pode aparecer – e custar caro. E o que fazer quando o dinheiro não está em sua conta?

Em situações desse tipo, geralmente acabamos com o orçamento negativo, fazemos alguma dívida e passamos um tempo sem previsão de quando conseguiremos normalizar a situação. Com certeza algo acontecerá na sua vida, nunca podemos prever, mas é bom estar preparado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para que o impacto não seja tão grande, você pode tomar algumas medidas de prevenção e acompanhamento de seu orçamento.

Confira as indicadas pelo The Simple Dollar:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1. Tenha um fundo de emergência
Uma ferramenta que pode te ajudar para qualquer turbulência financeira é ter um fundo de emergência adequado. A maioria dos especialistas aconselha que guarde o equivalente de três até seis meses de despesas, mas, dependendo da situação e da sua carreira, você pode precisar de mais.

Se você quer começar um fundo de emergência, mas não sabe como separar a quantia, comece aos poucos – até mesmo R$ 50 podem te ajudar lá na frente se você contribuir regularmente por bastante tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2. Guarde dinheiro para situações incomuns
Se você quer se preparar para todos os tipos de emergência, guardar um pequeno dinheiro para cada "acidente" que pode te acontecer pode ser uma coisa esperta. Por exemplo, você pode ter um pequeno fundo para qualquer evento que aconteça com relativa frequência, mas não sejam certezas – como reparos da casa, reparos de carro, remédios, etc.

3. Analise seu orçamento mensal
Reavaliar seu orçamento pode ser útil e não somente durante as emergências financeiras. Cada vez que o fizer, você encontra um padrão de consume e consegue avaliar o que é necessário ou não e, assim, eliminar alguns gastos mensais e conseguir economizar mais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

4. Procure maneiras de cortar o orçamento
Caso tenha gastado em emergências recentemente, você pode procurar maneiras de cortar o orçamento para recuperar a quantia a tempo. Gastos como TV a cabo, produtos desnecessários comprados no supermercado e de entretenimento geralmente são os mais fáceis de cortar.

5. Tente ganhar dinheiro extra
Essa é outra maneira de criar o mesmo efeito de cortar seus gastos – ganhar mais dinheiro. Se você quer encontrar uma maneira de recuperar a quantia gasta com alguma emergência, procure uma atividade paralela, um novo negócio, etc – existe uma grande quantidade de maneiras de ganhar dinheiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO