Confiança segue acima da média nacional
Expectativa na indústria em Pernambuco, medida pela Agência Condepe/Fidem e pela Fundação Getúlio Vargas, apresentou queda em julho no comparativo com junho, mas permanece acima dos resultados verificados no país
Raphael Coutinho _PE247 – Por mais um mês consecutivo, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação de Pernambuco (ICI-PE) se manteve, em julho deste ano, acima da média nacional, registrando 116,1 pontos. Desde abril de 2005 o valor encontra-se neste patamar. Os dados são da sondagem realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, a pesquisa aponta também para perspectivas mais otimistas para os próximos seis meses, tanto em relação à produção quanto ao ambiente de negócios.
Apesar de se manter acima da média, o Índice para Pernambuco apresentou uma queda mensal de 1,3%, entre junho e julho deste ano. Mesmo assim os principais indicadores estão em patamares acima da média, o que demonstra crescimento estável da atividade industrial no Estado.
Nos quesitos que compõem a sondagem, em julho, destaque para: Produção Prevista (144,5 pontos), Tendências dos Negócios (169,8), Situação Atual dos Negócios (124,4), Emprego Previsto (103,3), Nível de Demanda Global (124,6) e Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) (81%).
Para o consultor econômico da FGV, Jorge Braga, o Índice de Confiança voltou a apresentar uma ligeira queda, mas não é um fator preocupante. “As perspectivas para os próximos meses são mais favoráveis. A tendência para os próximos seis meses são bem positivas. É o maior índice desde setembro de 2011. Quando se fala em quinta queda consecutiva, pode se dizer que houve desaceleração do ritmo de crescimento, mas as perspectivas são mais animadoras”, avaliou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: