TV 247 logo
      HOME > Geral

      Confira dicas essenciais para inovação corporativa

      Toda empresa precisa inovar para sobreviver, mas à medida que essas se tornam grandes, novas ideias e processos estão fadados a ter menor expressão, devido a entraves judiciais e burocráticos; inovação é sinônimo de mobilização de recursos e infraestrutura em tempo hábil e efetivo, é por isso que cada vez mais se investe em corporate venturing; uma dica para a inovação corporativa é gerir um negócio livrando a pessoa das ideias de todos esses processos burocráticos e entraves jurídicos que aparecem quando tudo está lá em cima, de modo que essa seja capaz de criar sua própria metodologia e implementação

      Toda empresa precisa inovar para sobreviver, mas à medida que essas se tornam grandes, novas ideias e processos estão fadados a ter menor expressão, devido a entraves judiciais e burocráticos; inovação é sinônimo de mobilização de recursos e infraestrutura em tempo hábil e efetivo, é por isso que cada vez mais se investe em corporate venturing; uma dica para a inovação corporativa é gerir um negócio livrando a pessoa das ideias de todos esses processos burocráticos e entraves jurídicos que aparecem quando tudo está lá em cima, de modo que essa seja capaz de criar sua própria metodologia e implementação (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Lucas Bicudo, StartSe - Toda empresa precisa inovar para sobreviver, mas à medida que essas se tornam grandes, novas ideias e processos estão fadados a ter menor expressão, devido a entraves judiciais e burocráticos.

      Inovação é sinônimo de mobilização de recursos e infraestrutura em tempo hábil e efetivo, é por isso que cada vez mais se investe em corporate venturing. Conhece o termo?

      Para que aqui fique a dica, Junior Borneli, co-fundador do StartSe, tem uma aula grátis com Gustavo Caetano, CEO e fundador da Sambatech, em que discutem como inovação é a chave para o sucesso em qualquer startup.

      Seguem 5 ingredientes cruciais que a gestão de um negócio deve incluir em sua receita de inovação e sucesso.

      1 –  Livre o seu cara de ideias de processos burocráticos e entraves jurídicos de uma grande empresa

      Enquanto reuniões de planejamento estratégico, pesquisas de mercado e roteiros detalhados de produtos possuem um lugar cativo no mundo corporativo, essas atividades e o KPI (Key Performance Indicator) severamente minam e limitam a atividade inovadora. A gestão de um negócio deve livrar a pessoa das ideias de todos esses processos burocráticos e entraves jurídicos que aparecem quando tudo está lá em cima, de modo que essa seja capaz de criar sua própria metodologia e implementação.

      2 – Recompense os riscos e não puna os erros

      Pavimentar o caminho para inovação interna, capaz de gerar produtos de sucesso comercial e receitas autossustentáveis, é certamente dar passos curtos, experimentar e interagir. Cada tentativa te dá um novo norte, que se aproxima cada vez mais de seu destino. Cada tentativa enfrenta incertezas e riscos, mas o único erro é de quem não tenta, quem não se arrisca. Empresas de grande escala possuem a tendência de serem intolerantes com erros. Promover inovação significa permitir que as pessoas experimentem, enfrentem chances e, obvia e consequentemente, cometem erros.

      3 – Ajude e proteja seu setor de inovações com um executivo que compre os mesmos ideais

      Que as cabeças por detrás do setor de inovações precisam ser relativamente corajosas e resilientes na hora de botar a mão na massa – principalmente quando não existe um consenso ou os outros possam vir a discordar – ninguém duvida. Faz parte do jogo de inovar a politicagem e, por isso, deve existir alguém, de preferência um executivo influente dentro da diretoria de sua empresa, que compre os ideais do departamento e o blinde perante as demais opiniões. Esse “padrinho” deve ter o poder de proteger provendo um selo de “importância corporativa”.

      4 – Aproveite dos recursos da empresa-mãe

      Empresas já bem consolidadas possuem recursos que nenhuma startup pode bater de frente, como a expertise de anos de seus funcionários, tecnologia, força de marca e relacionamentos do mercado. Essa propriedade intelectual é de fato uma mina de ouro para programas de inovação corporativa.

      5 – Chegue ao seu consumidor da maneira mais rápida possível

      Os líderes de inovação devem se esforçar para chegarem aos seus primeiros clientes, que proverão valor inigualável, como feedback do produto, validação de modelo de negócios e receita inicial. Entretanto, o acesso da base de clientes de uma empresa-mãe é frequentemente minado pela força de vendas.

      (via Entrepreneur)

      Mensagem do Editor

      Ei, tudo bom?

      Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

      E te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

      É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: