Conheça três YouTubers de esquerda que merecem a sua audiência
Eles não são tão famosos (ainda), mas estão fazendo conteúdo original e tipicamente de esquerda no YouTube.
Por Pedro Zambarda, editor do DigiClub.
Dizem por ai que o conteúdo do YouTube e de grandes redes sociais e de conteúdo são predominantemente de direita, liberais e contra os ideais igualitários da esquerda. Selecionamos três canais esquerdistas que vão na contramão deste senso comum para que você conheça bom conteúdo que geralmente é ignorado na plataforma.
1. Leitura ObrigaHISTÓRIA
Canal de YouTube feito por pelos historiadores Icles Rodrigues e Luanna Jales, além da antropóloga Mariane Pisani. Embora Icles se posicione como de centro-esquerda, social-democrata, o conteúdo deles é focado em exposição de fatos históricos e curiosidades geralmente ignoradas com rigor científico.
Com uma linguagem acadêmica acessível, eles colocam pontos e contrapontos, privilegiando também pautas de minorias, femininas e de feminismo. Vale assistir e recomendar para quem ainda frequenta a escola ou a faculdade e precisa de novas fontes de conhecimento.
2. Saia da Matrix
Humberto Matos faz um canal esquerdista no esquema vlog, explicando o seu ponto de vista pessoal e abordando conceitos importantes para a esquerda contemporânea. Ele também faz críticas aos YouTubers de direita com pouco apreço aos fatos, como Nando Moura e MamãeFalei.
3. Tese Onze
A vlogueira Sabrina Fernandes é pesquisadora sobre a esquerda radical e fez críticas ao PT em vídeos inteligentes e com conteúdo. Mesmo que você discorde do ponto de vista dela, vale conhecer o seu trabalho que é baseado em estudos acadêmicos com o melhor da ciência política.
