Consoles portáteis perdem mercado
Em cinco anos, smartphones e tablets tomaram 29% do mercado de videogames como Nintendo DS e PSP
Por Bruno Abreu, para o Brasil 247_ Uma pesquisa feita no Reino Unido pela consultoria de análise de mercado Cowen and Company apurou que as plataformas portáteis tradicionais, como o PSP e o DS, perderam 29% de seus mercados para os smartphones e outros aparelhos com várias funções nos últimos cinco anos.
A amostra de público consultada pelos pesquisadores não foi divulgada, mas das pessoas ouvidas, 37% disseram que jogam em um portátil dedicado a essa função enquanto 52% afirmaram que jogam apenas no celular.
Com várias produtoras tradicionais, como a EA, Capcom, Sega, Namco e Square Enix, tendo abraçado os aparelhos da Apple e do sistema Android, a contração do mercado de portáteis tradicionais não parecer ser um grande problema. A preocupação maior seria das fabricantes de hardware, que agora enfrentam a concorrência dos onipresentes smartphones e tablets.
"Não vemos o declínio dos jogos casuais para plataformas portáteis como um problema para os publicadores americanos, já que eles migraram sua exposição para fora das plataformas portáteis dedicadas, e em alguns casos (particularmente a EA) investiram significativamente em desenvolvimento para telefones e tablets. Porém, vemos isso como uma tendência negativa para a Sony e especialmente para a Nintendo", concluiu a pesquisa.
O estudo também identificou que o público formado por jogadores casuais é o que mostra tendência em substituir as plataformas portáteis dedicadas pelos smartphones e tablets mais facilmente. "Nos últimos cinco anos, a penetração de plataformas portáteis dedicadas entre os que se identificaram como jogadores casuais declinou em 29%, com a maioria desse declínio ocorrendo nos últimos dois anos", explica a autora da pesquisa.
Embora o PSP e Nintendo DS tenham conquistado um mercado grande durante um período de concorrência menor com os celulares, seus sucessores têm encontrado dificuldades para cair nas graças do público. O Nintendo 3DS, lançado no começo do ano, teve vendas abaixo do esperado, o que forçou a Nintendo a reduzir o preço do aparelho prematuramente. Já o Playstation Vita, que sai em dezembro no Japão, ainda desperta pouco interesse dos japoneses em pesquisas que medem a expectativa do público. Segundo um estudo da Goo Research, 10,2% das pessoas já decidiram que irão comprar o novo hardware portátil da Sony, enquanto 35,2% demonstraram interesse sem intenção de compra por enquanto. A maioria, 54,6%, está pouco se importando com o lançamento do Vita no mês que vem.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: