Corrente humana contra o Novo Código Florestal em Noronha
O nico manguezal do arquiplago ser abraado por ambientalistas e representantes da sociedade em um apelo simblico contra as polmicas mudanas do Novo Cdigo Florestal
Beatriz Braga _PE247 - Uma corrente humana abraçará, em ato simbólico denominado “Maravilhosos Manguezais do Brasil - manifesto Fernando de Noronha”, o único manguezal do arquipélago no próximo sábado (31), a partir das 16h. O movimento é um apelo contra o projeto de Lei 30/2011, que prevê alterações no Código Florestal Brasileiro. Além de uma chamada para as autoridades civis, o movimento pretende ser, também, um alerta para a sociedade em geral, para lembrar que apesar de toda abundância natural, a ilha também está no alvo dos perigos da falta de consciência ambiental.
O movimento foi organizado pela Ong Biomabrasil, na esteira das discussões sobre o Novo Código e na contagem regressiva para a chegada do evento Rio +20. Inspirado na campanha #Manguefazadiferenca (http://www.manguefazadiferenca.org.br/), a corrente de sábado pretende denunciar as consequências que as novas mudanças trarão para esse tipo de vegetação, além dos outros problemas mais citados na mídia - como a anistia dos desmatadores e da redução da proteção em áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente.
Segundo a campanha, as mudanças comprometem os princípios, objetivos e a estrutura de toda a legislação ambiental brasileira. Apesar de serem deixados de lado na maior parte das discussões sobre o Código, segundo o Manifesto a Favor da Conservação dos Manguezais, as propostas da bancada ruralista representam sérias ameaças aos manguezais. Estima-se que 35% dessas vegetações poderão ser destruídas para a prática de atividades relacionadas a carcinicultura.
Serviço
“Maravilhosos Manguezais do Brasil - manifesto Fernando de Noronha”:
LOCAL: Praia do Sueste, Fernando de Noronha
DATA: 31 de março de 2012 às 16h
AÇÃO: Abraço simbólico ao Mangue do Sueste
Programação:
16h - Concentração em frente a Pousada Maravilha
16h30 - Passeata na BR 363 até a Praia do Sueste, acompanhada pelo Maracatu
17h - Abraço simbólico no manguezal do Sueste
20h - Maracatu no Centro de Visitantes do TAMAR - Alameda Boldró
21h - Palestra do Prof. Clemente Coelho Junior (ICB/IBB): "Manguezal do Sueste - relíquia do Atlântico Sul"
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: