Corretores querem isenção de IPI para veículos
A exemplo do que ocorre com os taxistas, os corretores imobiliários querem isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) na compra de carro novo. O projeto de lei será apresentado no Senado Federal. Outra solicitação dos corretores ao senador Fernando Collor (PTB-AL) é para que sejam inseridos no Simples Nacional, cujo projeto encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais e tem como relator o senador Oswaldo Sobrinho (PTB-MT).
Alagoas247 - O senador Fernando Collor vai apresentar um novo projeto de lei no Senado Federal, visando a contemplar os corretores imobiliários com a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), na compra de veículos. Ele recebeu representantes do segmento em seu escritório político, em Maceió e se comprometeu em trabalhar nessa pauta, já nos próximos dias.
A exemplo do que acontece com outras categorias, como os taxistas, que já usufruem o benefício dessa isenção, os corretores argumentam que, também para eles, o veículo é instrumento de trabalho. “Na nossa categoria, o carro é peça fundamental para exercermos nossas atividades, nas visitas aos imóveis, com nossos clientes”, argumentou o presidente do Conselho Regional de Corretores Imobiliários de Alagoas (Creci-AL), Vilmar Pinto.
Segundo ele, a isenção do IPI na compra de carro novo é um pleito nacional dos corretores imobiliários, e já foi pauta de projetos no Congresso Nacional. Mas, por falta de alguém que estivesse na linha de frente, na defesa desses projetos, eles acabaram não sendo aprovados. “O que os corretores querem é que o senador Collor se torne o padrinho desses pleitos tão importantes para a categoria”, destacou Ferreira Hora, corretor e diretor do Sindicato da Habitação (Secovi).
“Eu aceito o desafio e estou muito honrado com a escolha do meu nome para representá-los. Podem ficar certos de que vou desempenhar, desde já, esse papel”, disse o senador.
Simples Nacional
Outra solicitação dos corretores já está na pauta do senador: um projeto de lei que insere a categoria no Simples Nacional – regime tributário simplificado e com menor carga de impostos, que já contempla várias categorias profissionais liberais. O projeto do senador está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, e ele prometeu acompanhar essa apreciação e fazer o possível pela aprovação. O relator do projeto na comissão é seu correligionário, o senador Oswaldo Sobrinho (PTB-MT).
Com assessoria
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: