Cresce confiança do empresário pernambucano
O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) cresceu 1,3% entre os meses de outubro e novembro, passando de 111,2 para 112,6 pontos; o avanço da confiança do empresariado pernambucano em novembro se mostrou maior do que o Índice da indústria de Transformação Nacional (ICI-BR), que cresceu 1,2%, chegando a 95,7 pontos; a pesquisa da Agência Condepe/Fidem, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta para o segundo mês seguido de crescimento do ICI-PE, demonstrando uma recuperação da indústria pernambucana diante das perdas sofridas no terceiro trimestre de 2013
Pernambuco 247 - O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) cresceu 1,3% entre os meses de outubro e novembro, passando de 111,2 para 112,6 pontos. O avanço da confiança do empresariado pernambucano em novembro se mostrou maior do que o Índice da indústria de Transformação Nacional (ICI-BR), que cresceu 1,2%, chegando a 95,7 pontos. A pesquisa foi divulgada pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao mesmo tempo, o Índice de Confiança de Serviços de Pernambuco (ICS-PE) caiu 2,2% em novembro, quando comparado com o mesmo período de 2012. Nacionalmente, a confiança nos serviços passou de -4,7% para -6,6%.
Os dados divulgados pelo Condepe/Fidem apontam o segundo mês seguido de crescimento do ICI-PE, demonstrando uma recuperação da indústria pernambucana diante das perdas sofridas no terceiro trimestre de 2013. Desde junho de 2012 não eram constatados dois meses de crescimentos seguidos. Com o índice, o ICI de Pernambuco se manteve acima da média histórica de 109,6 pontos, registrada em abril de 2005. Ao mesmo tempo, o ICI nacional ficou abaixo da média histórica do mesmo período, que é de 100,9.
Também foram apresentados na pesquisa os Índices da Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativa (IE) de Pernambuco e do Brasil. O ISA-PE apresentou um aumento de 3,9%, atingindo uma marca de 124,4. Já o ISA-BR registrou um aumento de 1,8%, chegando a 96,1. Quanto ao IE, o índice pernambucano registrou retrocesso de 1,7% em novembro, recuando para 101,7. Já o IE-BR teve um aumento de 0,6%, chegando a 95,4.
Apesar do recuo no ICS-PE, os índices demonstraram evolução, se comparados aos dados apontados em outubro. Enquanto o ICS de novembro recuou 2,2%, o Índice de Confiança nos Serviços de outubro recuou 7,6%. A melhora constatada possui influência nos índices contatados do ISA e do IE. O menor recuo foi constatado a partir dos quesitos Tendências dos Negócios e Demanda Prevista. O quesito Tendência dos Negócios foi de -13,8% em outubro para -1,0% em novembro. De acordo com a pesquisa, 44,3% das empresas esperam melhora nos negócios, enquanto 7,4% esperam piora no comércio. Já o aspecto Demanda Prevista registrou uma ligeira melhora, passando de -8,9% para -6,8% entre os meses de outubro e novembro.
No aspecto, 46,8% das empresas esperam aumento nas demandas, enquanto 11,3% esperam uma diminuição. A Situação Atual dos Negócios apresentou um aumento de 3,2% em novembro. No quesito, 35,9% das empresas possuem uma visão otimista do aspecto, contra 9,1% das empresas que avaliam a situação como ruim. Já o Volume de Demanda Atual, recuou “apenas” 3,8% em novembro, após recuar 7,0% no mês de outubro. Na pesquisa, 18,8% das empresas avaliam as demandas como “fortes”, enquanto 13,9% classificam a demanda como “fraca”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: