Crimes em bares assustam e Perillo determina reação
Onda de arrastões em estabelecimentos e ocorrências de "saidinha de bar" assustam população da Capital; após reunião com empresários da área e representantes de associações (na foto), governador e determina ao novo secretário de Segurança Pública medidas imediatas para conter criminalidade
Goiás 247 com A Redação_ Nos últimos dois meses uma onda de assaltos próximos a bares e restaurantes de Goiânia assustou moradores e frequentadores da noite goianiense. O crime denominado pela Polícia Militar de “saidinha bar” geralmente é cometido em áreas nobres da cidade onde existem grande quantidade de estabelecimentos. Outro crime que ganhou até então inédito em Goiânia e que nos últimos dias ganhou as manchetes dos jornais é o arrastão a bares e restaurantes. Quando bandidos chegam armados e rendem os clientes, levando objetos pessoais e dinheiro.
Quando o cidadão deixa o bar, restaurante ou boate e vai até o seu veículo para ir embora é abordado pelos bandidos. “Foi em um final de semana de setembro, por volta de uma hora da manhã. Eu saí da boate e quando desativei o alarme do meu carro, eles chegaram. Eram três. Me colocaram no banco de trás, deram uma coronhada na minha cabeça e começaram a rodar a cidade comigo”, disse uma vítima em entrevista ao jornal A Redação.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, relativas a furtos e roubos de carros em Goiânia, a maioria dos donos de veículos é assaltada nas proximidades dos bares e setores nobres justamente quando, distraídos, vão pegá-los em locais mais distantes e com menos movimentação. Em média, três veículos são roubados por semana em crimes com as mesmas características das “saidinhas de bar”, em que as vítimas são abordadas e muitas vezes sofrem com a violência dos ladrões.
O estudo aponta que 80% das vítimas são abordadas pelo assaltante quando estão se preparando para deixar o carro estacionado. Em mais de 90% dos casos a vítima está sozinha, distraída, falando ao celular, retirando o rádio do carro ou mexendo no porta- luvas.
Segundo levantamento realizado de 1º de janeiro a 12 de agosto de 2012, as ocorrências de furto e roubo de veículos aumentaram consideravelmente, chegando a 636 casos no total. Isso representa o maior índice da capital desde 2006.
Governador determina ações imediatas
Em conversa com o novo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquista, o governador Marconi Perillo já determinou que o policiamento seja reforçado nas regiões de bares e restaurante para conter a criminalidade. "Nossa determinação é polícia na rua e bandido na cadeia", disse o governador à representantes de bares e restaurantes da capital. Marconi se reuniu com uma comissão composta pelo presidente do Goiânia Convention Bureau, Newton Emerson Pereira, o vice- presidente da entidade Olavo de Castro, e o presidente da Goiás Turismo, Aparecido Sparapani.
Na reunião, os representantes comerciais falaram do temor de que o aumento de assaltos prejudique o faturamento dos empresários da noite e do turismo da capital. O governador garantiu, além da intensificação do policiamento, a circulação de mais viaturas. Além disso, o serviço de inteligência da PM está trabalhando para identificar os criminosos.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Rafael Campos Carvalho, também já reuniu com o comandante geral da Polícia Militar de Goiás, Márcio Gonçalves de Queiroz, para discutir ações imediatas para coibir e prevenir a violência nos estabelecimentos e evitar a evasão de público.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: