Crise internacional muda rota de migração em Minas
Estado que abriga Governador Valadares, famosa por exportar moradores para os Estados Unidos, agora j o terceiro no pas em nmero de imigrantes. Alm da crise l fora, crescimento e estabilidade dos ltimos anos, no Brasil, explica o fenmeno
Minas 247 - Dois fenômenos econômicos recentes estão mudando a rota de migração em Minas Gerais: O crescimento econômico, aliado à estabilidade, verificado no Brasil nos últimos dez anos; e a crise internacional, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Juntos, eles levaram um estado que, até o início do século, era conhecido por mais exportar pessoas para fora do país do que importa-las a inverter a equação.
Segundo os dados comparativos dos censos de 2000 e 2010, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de imigrantes que moram no Brasil aumentou impressionantes 86,7%. Em todos os estados esse número cresceu.
A novidade, porém, está em Minas Gerais. Há 12 anos, o estado não aparecia entre os estados brasileiros com mais imigrantes. Pelo contrário, em Minas está Governador Valadares, que ganhou fama nacional por exportar brasileiros para os Estados Unidos - mais de 40 mil valadarenses ainda moram lá. Segundo o IBGE, Minas já está em terceiro lugar entre os estados brasileiros com maior número de imigrantes, com 27.727 pessoas. Em 2000, os principais destinos dos imigrantes eram São Paulo e Paraná, seguidos de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Ao todo, o Brasil registrou, em 2010, 268.486 pessoas que vieram do exterior. No censo de 2000, esse número era de 143.644.
Entre as cidades mineiras, o destaque é Juiz de Fora, a segunda do estado em número de residentes estrangeiros, com 1.050 imigrantes. Atrás apenas da capital Belo Horizonte, que tem 6.099. Depois aparecem Uberlândia (739) e Governador Valadares (683).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: