TV 247 logo
    HOME > Geral

    Dançarinas uma ova!

    Cheerleaders reivindicam que sua atividade seja reconhecida como modalidade esportiva

    247, com informações do The New York Times – O sonho de centenas de meninas americanas quando entram na faculdade é se tornar cheerleader. A tradição dos grupos de animadoras de torcidas nos Estados Unidos é tão forte quanto o futebol no Brasil.

    Agora, elas não querem mais apenas o status de serem belas garotas que impulsionam seus times com saias plissadas e pompons, à margem dos campos, elas próprias querem ser as estrelas do jogo: as atletas. Dois grupos entraram com pedido junto à Associação Nacional Atlética de Colégios para que seja analisada uma proposta que torne a atividade uma modalidade esportiva.

    Os grupos querem o reconhecimento do cheerleading como um “esporte emergente” para as mulheres, que se baseia no esforço físico feito pelas garotas para realizar coreografias, saltos e acrobacias. Caso a proposta seja aceita, há a possibilidade de se criar programas para financiar equipes de cheerleaders. As atletas seriam recrutadas por meio de bolsas de estudo e poderiam participar, inclusive, de um campeonato nacional.

    Além disso, os programas atléticos universitários poderiam incluir as equipes de cheerleaders entre as iniciativas que atendem à lei federal que proíbe a discriminação entre gêneros na educação.

    Um dos grupos que entraram com o pedido, o USA Cheer, é apoiado pela empresa fabricante de uniformes Varsity Brands. O outro grupo é o National Collegiate Athletics and Tumbling Association, que reúne seis universidades competidoras entre si, e conta com o apoio da USA Gymnastic.

     

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: