Data para prévias volta a confrontar Iris e Friboi
Empresário, que precisa logo da definição de candidatura para botar o time em campo e se fazer conhecido, defende que a escolha peemedebista para a disputa ao governo do Estado aconteça já em março; Iris, por sua vez, tenta adiar ao máximo a escolha, uma forma de pressionar a base do partido a apoiar seu nome com base nos números das pesquisas; é briga que promete
Goiás 247_ Ainda se recuperando da crise gerada pelo envolvimento do deputado estadual Samuel Belchior nas investigações da Operação Miqueias, o PMDB goiano vê uma briga que parece sem fim: a disputa de Iris Rezende e Júnior Friboi para decidir quem será o candidato ao governo em 2014.
Desde que chegou ao PMDB com as bênçãos de Michel Temer, o empresário sempre trabalhou para ser escolhido o candidato da forma mais ligeira possível. Sua intenção era ter a situação definida já no final de 2013 – o que não vai acontecer. No entanto, ele segue tentando.
Júnior precisa logo da definição para botar seu exército em campo e crescer nas pesquisas. Para isso, ele agora trabalha para que tudo seja resolvido até março – por meio de consenso, prévias ou qualquer outro caminho. O que ele quer mesmo é ser o candidato.
Iris, por sua vez, tenta adiar ao máximo a escolha do nome peemedebista. Recentemente, num almoço que com Temer, em Brasília, o ex-governador nem tocou no assunto com o vice-presidente da República. E olhe que a intenção de Temer era justamente comunicar a Iris que a cúpula nacional do partido pensa em Júnior para o governo de Goiás e Iris para o Senado.
O velho cacique peemedebista não tem pressa. Protelar a escolha é uma forma de pressionar a base do partido a apoiar seu nome com base nos números das pesquisas. Foi o que aconteceu em 2010, quando Iris cozinhou Henrique Meirelles até o limite e o ex-presidente do Banco Central ficou a ver navios. Naquela ocasião, Iris foi candidato e perdeu a segunda para Marconi Perillo.
Mudanças
O que mudou de 2010 para cá; Iris Rezende já não tem o apoio maciço que possuía – seja da base no interior no Estado ou dos deputados. Alguns parlamentares estaduais e federais já vestiram a camisa de Friboi e acreditam que o tempo de Iris passou. É o mesmo raciocínio da cúpula nacional do partido.
Temer e Valdir Raupp acreditam que Iris não tem condições de derrotar Perillo. Pensamento do qual comungam peemedebistas goianos, que de tabela bancam Júnior Friboi, de olho, claro, no compromisso de que o empresário do ramo da carne financie suas campanhas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: