De olho no tombamento, Pampulha será revitalizada
Prefeitura monta comissão para encaminhar dossiê à Unesco e conseguir o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Paralelamente, serão feitas obras de revitalização e restauro em seus principais pontos. Notícia ocorre uma semana depois de laudo apontar 100% de contaminação na Lagoa da Pampulha, que acompanha todo o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer
Minas 247 - Poucos dias depois da morte do seu criador, o arquiteto Oscar Niemeyer, a Pampulha vai passar por um projeto de revitalização e restauro para conseguir o tombamento. O título da Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) é uma das metas do projeto Pampulha Patrimônio Cultural da Humanidade, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Entre as obras previstas está a elevação do piso na avenida Otacílio Negrão de Lima. Isso vai unir a Igreja de São Francisco de Assis (conhecida em BH como Igreja da Pampulha) e a praça Dino Barbiero.
Além da igreja, fazem parte do conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha, o antigo cassino, o Iate Clube, entre outros. Todos são tombados nacionalmente, pela cidade, por Minas e pela União -- falta o título internacional, da Unesco. O projeto de revitalização, sobretudo das praças e jardins (projetados por Burle Marx) vai consumir R$ 20 milhões.
Uma comissão foi criada pela prefeitura da capital para montar um dossiê a ser enviado à Unesco em no máximo um ano.
A notícia da revitalização coincide com outra, da semana passada, que é ruim para os propósitos de tombamento: um laudo do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) apontou que 100% das amostras colhidas na Lagoa da Pampulha este ano tinham níveis de coliformes acima do tolerado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: