Decisão do STF “evitou o caos institucional”, diz Renan Filho
O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), usou as redes sociais para elogiar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o seu pai, o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), na presidência do Congresso; para ele, o Supremo evitou o "caos institucional"; segundo o governador, o STF “dirimiu dúvidas e reassentou as coisas em seu devido lugar”; Renan Filho também disse que a decisão foi pautada pelo espírito público e respeito às opiniões divergentes e que o "STF reafirma a autonomia e independência dos Poderes da República, essência da democracia e cláusula pétrea da Constituição”
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Alagoas 247 - O governador do Estado, Renan Filho (PMDB), publicou, na noite dessa quarta-feira (7), em sua rede social, um comentário sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) na presidência do Senado Federal. Para ele, o STF evitou o "caos institucional".
Conforme ressaltou Renan Filho, a Suprema Corte sanou dúvidas, "reassentando as coisas em seu devido lugar". "Com uma sólida maioria de seis votos a três, o tribunal evitou o caos institucional. A decisão foi pautada pelo espírito público e respeito às opiniões divergentes".
Na publicação, o chefe do Executivo ainda frisou que o STF reafirma a autonomia e independência dos Poderes da República, o que demonstra a essência da Democracia, além de ser cláusula pétrea da Constituição.
"Alagoas espera, agora, que, serenados os ânimos, o Congresso vote as matérias necessárias para a superação da crise que maltrata o País e a sociedade", disse Renan Filho.
Afastamento
Ontem, o Supremo Tribunal Federal manteve Renan Calheiros na presidência do Senado. Os ministros decidiram, porém, que o senador não pode, em hipótese nenhuma, assumir a Presidência da República, porque é réu em um processo no próprio STF.
Na segunda (5), o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar (decisão provisória) para afastar o presidente da função. Aurélio atendeu a pedido do partido Rede Sustentabilidade e entendeu que, como Renan Calheiros virou réu no Supremo, não pode continuar no cargo em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República.
Leia abaixo na íntegra a publicação do governador Renan Filho:
“Com uma sólida maioria de 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal dirimiu dúvidas, evitou o caos institucional e reassentou as coisas em seu devido lugar. O senador Renan Calheiros está mantido na presidência do Senado.
A decisão foi pautada pelo espírito público e respeito às opiniões divergentes. O STF reafirma a autonomia e independência dos Poderes da República, essência da nossa democracia e cláusula pétrea da Constituição. Alagoas espera agora que, serenados os ânimos, o Congresso vote as matérias necessárias para a superação da crise que maltrata o País e a sociedade.”
Com gazetaweb.com
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: