Decretada situação crítica no abastecimento de água no Ceará
A perspectiva de nova estiagem para 2016 está deixando o governo em alerta para a possibilidade de um colapso no abastecimento da população
Ceará 247 - O decreto publicado ontem, no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará declarando crítica a situação hídrica no Estado, afirma que o volume de água armazenado nos reservatórios monitorados pela COGERH em todo o Estado do Ceará corresponde a um total de apenas 15,44% da sua capacidade.
O documento da SRH, confirma a previsão de mais um ano de estiagem em 2016. “As análises de tendência de comportamento do aquecimento das águas do Oceano Pacífico publicadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos - FUNCEME, indicam a próxima estação chuvosa de baixa pluviosidade”.
A SRH está preocupada com o aumento de demanda, que poderá agravar a situação de escassez hídrica e conclama a sociedade a colaborar no controle e uso racional da água. O decreto permite ao governo adotar ações e medidas excepcionais para enfrentar a situação.
A publicação do decreto repercutiu hoje na Assembleia Legislativa. Deputados da oposição, como Fernando Hugo, aproveitaram para criticar o governo federal pela morosidade das obras de transposição do São Francisco. Já deputados da base apresentaram dados sobre as ações do governo para enfrentar o problema, destacando a construção de poços no interior.
Hoje, o governador tem audiência agendada com ASA - Articulação Semiárido Brasileiro que desenvolve o programa de cisternas de placa. Também na última segunda-feira, a CEGECE havia lançado um hotsite da campanha “Água: Trate com carinho”, que pode ser acessado através do link www.cagece.com.br/tratecomcarinho. O hotsite pretende democratizar as informações e possibilitar maior envolvimento da população no combate ao desperdício de água, além de dar dicas sobre como economizar água.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: