TV 247 logo
      HOME > Geral

      Defesa Civil registrou mais de 8 mil chamadas em maio

      Balanço da Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgado nesta terça-feira revela que o órgão recebeu em maio passado 8.502 solicitações por causa da forte chuva que castigou a cidade desde a última semana de abril; pelo número 199 (ligação gratuita), a população comunica à prefeitura ocorrências como deslizamentos de terra, ameaça de deslizamento de imóvel e ameaça de deslizamento de terra; o órgão alerta para o alto número de trotes

      Balanço da Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgado nesta terça-feira revela que o órgão recebeu em maio passado 8.502 solicitações por causa da forte chuva que castigou a cidade desde a última semana de abril; pelo número 199 (ligação gratuita), a população comunica à prefeitura ocorrências como deslizamentos de terra, ameaça de deslizamento de imóvel e ameaça de deslizamento de terra; o órgão alerta para o alto número de trotes (Foto: Romulo Faro)
      Romulo Faro avatar
      Conteúdo postado por:

      Bahia 247 - Balanço da Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgado nesta terça-feira (2) revela que o órgão recebeu em maio passado 8.502 solicitações por causa da forte chuva que castigou a cidade desde a última semana de abril. Para atendimento das emergências, a Codesal conta com trabalho do call center, que funciona 24 horas por dia. Pelo número 199 (ligação gratuita), a população comunica à prefeitura ocorrências como deslizamentos de terra, ameaça de deslizamento de imóvel e ameaça de deslizamento de terra.

      As solicitações são registradas no Sistema de Gestão online da Defesa Civil (SGDC), que mapeia e identifica com eficiência o endereço fornecido pelo solicitante. Após os registros, é gerado protocolo para encaminhamento dos casos aos órgãos competentes, ou para vistorias com engenheiro de acordo com o grau de prioridade.

      Ao fim do dia, é realizada a triagem das visitas e o direcionamento aos órgãos parceiros para adotar as medidas cabíveis, com base no que foi verificado pelo engenheiro. As demandas não vistoriadas por qualquer motivo são reagendadas. Essas ações rotineiras acontecem durante todo o ano, com aumento do número de chamadas nos períodos da chuva.

      Trotes

      O chefe do setor de emergência do órgão, José Raimundo Moreira, chama atenção para os trotes e lembra que é essencial que todos se conscientizem de que o serviço é público e destinado para quem precisa.

      "Há dez dias atendemos um chamado de ameaça de desabamento de muro sobre uma fila de táxis e barracas próximo ao supermercado GBarbosa, na região do Shopping da Bahia. O engenheiro imediatamente foi acionado e, ao chegar lá, lamentavelmente verificou que era uma solicitação falsa", diz Moreira.

      Ele lamenta ainda que os trotes atrapalham, pois ocupam a linha telefônica e causa fila de chamadas, o que prejudica a atuação em situações que envolvem risco de morte. As chamadas falsas são mais frequentes no período da noite e de madrugada. A prática é crime previsto no artigo 266 do Código Penal e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção ou multa.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: