Defesa de Andrea Neves nega regalias e confusão com professora em presídio
O advogado Marcelo Leonardo, que defende Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), questionou as versões de outras detentas de que as lâmpadas da cela de Andrea foram trocadas após uma reclamação dela, quando esteve presa em BH; “A administração da penitenciária trocou as lâmpadas de todo o setor onde ela estava, a substituição não foi limitada a sua cela”, disse o defensor, que também negou a existência de um suposto episódio em que uma professora de português teria sido corrigida pela irmã de Aécio Neves (PSDB-MG); Andrea foi presa acusada de receber propina em nome do irmão e ficou 34 dias encarcerada
Minas 247 - O advogado Marcelo Leonardo, que defende Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), questionou as informações publicadas nessa terça-feira (27) no A.Parte (jornal O Tempo) de que ela teve privilégios durante sua passagem pelo Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, na região Leste de Belo Horizonte. Andrea passou 34 dias encarcerada no Pavilhão X5, que possui celas destinadas a presas com ensino superior. Andrea foi presa acusada de receber propina em nome do irmão.
De acordo com o defensor, as versões de outras detentas de que as lâmpadas da cela de Andrea foram trocadas depois de uma reclamação da jornalista não são verdadeiros. “A administração da penitenciária trocou as lâmpadas de todo o setor onde ela estava, a substituição não foi limitada a sua cela”, disse. O relato foi publicada no A.Parte.
O advogado negou a existência de um suposto episódio em que uma professora de português teria sido corrigida pela irmã de Aécio. “A Andrea não frequentou nenhuma aula de português no período em que esteve presa e, por óbvio, não teve qualquer atrito com nenhuma professora. Essa pessoa não existe nem muito menos Andrea fez críticas a quem quer que seja”, acrescentou.
Sobre a televisão que estava na cela de Andrea, o defensor afirmou era um benefício comum a todas as presas e que o aparelho foi deixado no presídio como doação. “A unidade admite que as presas tenham televisão em suas celas, mas o aparelho da Andrea não era de plasma. Era de tubo, como as de outras detentas do pavilhão”.
O advogado disse, ainda, que,, enquanto Andrea esteve presa, um juiz da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, membros da Defensoria Pública e de uma comissão da OAB visitaram o presídio em consequências das notícias publicadas na imprensa sobre supsotas regalias a irmã de Aécio. “Ninguém identificou nenhum privilégio, o que confirmou que Andrea recebeu tratamento normal dado a qualquer outra presa do setor”, afirma Marcelo Leonardo.
Acusações sobre Aécio
O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) foi gravado pedindo R$ 2 milhões ao dono da JBS, Joesley Batista, para supostamente pagar advogados, segundo Lauro Jardim. O dinheiro foi entregue a um primo do presidente do PSDB. Segundo a PF, que filmou a cena, o dinheiro foi depositado numa empresa do senador Zeze Perrella (PMDB-MG).
O tucano tratou a propina como venda de apartamento.
O senador também sugeriu escolher delegados da Polícia Federal para estancar a Operação Lava Jato, na conversa com o empresário Joesley Batista, da JBS. O tucano também chama o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, de "bosta do caralho" (veja aqui).
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que Michel Temer e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) agiram "em articulação" para impedir o avanço da Lava Jato. "Verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio de controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos", afirma Janot.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: