HOME > Geral

Delegado federal assume comando da SSP em Goiás

Durante solenidade, governador Perillo diz que Joaquim Mesquita (dir.), até então superintendente da PF no Estado, “vem como policial para nos liderar nessa área, mas vem também como gestor qualificado que é”; o delegado disse que a indicação de servidores da Polícia Federal para as secretarias estaduais permite um estreitamento maior entre a União e entes federados; também retornou ao governo o deputado federal Leonardo Vilela, na Secretaria de Meio Ambiente

Delegado federal assume comando da SSP em Goiás

Goiás247_ O delegado de Polícia Federal, Joaquim Mesquita, assumiu nesta segunda-feira(29) a chefia da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) de Goiás. A solenidade aconteceu no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ele substitui o procurador do Estado João Furtado, que deixa o cargo após um ano e 10 meses à frente da pasta.

Furtado entregou ao governador Marconi Perillo e ao novo secretário um relatório completo sobre sua gestão, incluindo os índices de criminalidade no Estado. Após a solendade o novo secretário se reiniu com Furtado para receber as informações mais detalhadas sobre os projetos e atividades em andamento na SSPJ.

O governador informou que a experiência como delegado federal e de superintendente facilitará o desenvolvimento do trabalho por parte de Mesquita. “Ele vem como policial para nos liderar nessa área, mas vem também como gestor qualificado que é. Para dar sequência aos muitos projetos já discutidos ao longo desses últimos 22 meses com secretário João Furtado e com outros membros da Secretaria. O novo secretário traz ao Estado sua experiência operacional e capacidade de gestão", expôs Perillo.

Joaquim Mesquita é um dos 16 delegados federais que ocupam o cargo de secretário de Estado de Segurança Pública e Justiça. Ele argumentou que a maioria dessas experiências tem sido bem sucedida. “O que se percebe é que por algum tempo a União estava mais distanciada dos problemas de segurança pública, tendo isso como uma responsabilidade dos estados. De alguns anos para cá, e isso não é tão recente, a designação de servidores da União, da Polícia Federal, para apoiar as políticas de segurança pública nos estados vem crescendo e as análises que são feitas indicam que essa experiência tem sido positiva, permitindo um estreitamento maior entre Estados e União, e também com os municípios”, afirmou Mesquita. 

Perillo destacou que há muitos desafios a serem superados na área de Segurança Pública, mas com a competência e motivação do novo secretário, esses obstáculos serão ultrapassados. “Eu tenho certeza que nós juntos, trabalhando com idealismo, determinação, inteligência e sabedoria, haveremos de dar a tranquilidade que os goianos precisam e esperam. Muito já fizemos nesse período, mas temos que fazer mais”, afirmou Marconi. 

O governador agradeceu o trabalho desempenhado por Furtado na SSPJ e anunciou que nos próximos dias ele deverá ocupar outra importante função no Governo. Afirmando estar com sentimento de dever cumprido, ao deixar o cargo, João Furtado agradeceu a oportunidade de servir ao povo de Goiás e ao Estado. “A mudança experimentada nesse momento permitirá que Goiás continue avançando no enfrentamento da violência e da criminalidade e na busca da paz social. Com humildade, reconheço que fiz o que pude e o que estava a meu alcance fazer”, pontuou.    

Meio ambiente

Na mesma solenidade foi reempossado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e deputado federal Leonardo Vilela (PSDB). O governador assinalou que uma das exigências ao novo secretário é a dedicação exclusiva ao cargo, com redução até mesmo da atividade política (Leonardo, quando o cargo pela primeira vez, em janeiro de 2011, exercia a presidência regional do PSDB).

A meta do novo secretário de Meio Ambiente é adotar ações desburocratizantes na Pasta, de modo a garantir celeridade nas licenças ambientais e atendimento aos setores produtivos. O secretário volta à Pasta sete meses após tê-la deixado para retomar o mandato de deputado federal. A primeira medida, adiantou, será a criação de um grupo de trabalho para atuar em conjunto com o Fórum Empresarial, na perspectiva acelerar as licenças ambientais e discutir as novas exigências do Código Florestal. “Criaremos todas as condições para resgatar o passivo ambiental acumulado ao longo dos anos”, sustentou Vilela.

A solenidade reuniu toda a equipe do primeiro escalão de governo. Entre os presentes, o vice, José Eliton, o procurador da República Hélio Telho, o Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres Neto, Edson Ferrari, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Maria Teresa Garrido, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), os deputados federais João Campos (PSDB), Armando Virgílio (PSD) e Roberto Balestra (PP), os estaduais Hélio de Sousa (DEM), Major Araújo (PRB), Francisco Vale Júnior (PSD) e Tales Barreto (PTB), todos da base de sustentação ao governo. Também prestigiaram a solenidade os líderes classistas Pedro Alves de Oliveira (Fieg), José Mário Schreiner (Faeg), Edwal Portilho (Adial), Marcelo Baiochi e Manoel Xavier (Sebrae), Pedro Bittar (Movimento Goiás Competitivo), prefeitos, vereadores e autoridades civis e militares.