DEM oficializa apoio a Vieira Cunha no RS
O DEM anunciou apoio ao pré-candidato ao governo do Estado pelo PDT, deputado Vieira da Cunha, e ao concorrente do partido ao Senado, Lasier Martins. O anúncio foi feito na sede do Democratas, em Porto Alegre; já as vagas de vice-governador e de suplente ao Senado ainda serão discutidas. "Não podemos avançar neste assunto agora porque sequer temos a segurança de quantos partidos estarão conosco", justificou Vieira
Jaqueline Silveira, Sul 21 - Em reunião na tarde desta segunda-feira (5), o DEM anunciou apoio ao pré-candidato ao governo do Estado pelo PDT, deputado Vieira da Cunha, e ao concorrente do partido ao Senado, Lasier Martins. O anúncio foi feito na sede do Democratas, em Porto Alegre.
Já as vagas de vice-governador e de suplente ao Senado ainda serão discutidas. "Não podemos avançar neste assunto agora porque sequer temos a segurança de quantos partidos estarão conosco", justificou Vieira, ao final da reunião. Sobre o apoio do DEM, o deputado trabalhista afirmou que a sigla garante "competitividade das nossas candidaturas" e maior tempo de rádio e televisão no horário eleitoral. Vieira informou, ainda, que o PSC, outro partido presente no encontro, indicou o empresário Flavio Gomes, um dos vice-presidentes da Fecomércio, para compor a chapa ao governo do Estado. O pré-candidato ao Piratini disse que o nome foi bem recebido, porém garantiu que não há uma definição, e não descartou o nome ser do DEM.
Presidente estadual do DEM, o deputado federal Onyx Lorenzoni disse que, depois de um ano de conversas com o PDT, o partido optou pelo apoio a Vieira da Cunha com a concordância da maioria dos pré-candidatos a deputados do partido. Onyx disse que a decisão do DEM considerou a saída do PDT do governo Tarso Genro e "a construção de um projeto para tirar o Rio Grande do Sul da pobreza". Sobre a possibilidade de indicar o vice de Vieira, o presidente do Democrata garantiu que tem nomes para oferecer, porém que a indicação não era uma "pré-condição" para fechar a aliança. "Nomes temos de sobra, mas não vamos entrar em especulação", acrescentou ele.
Também não há definição sobre as alianças proporcionais. Na próxima segunda-feira (12), ocorrerá uma nova reunião com representantes do PDT, DEM, PSC, PROS e PEN para tratar sobre a formação de um bloco para concorrer à Câmara dos Deputados. Já à Assembleia Legislativa, conforme Vieira, o PDT pretende disputar com nominata própria pela competitividade dos seus candidatos. Em relação aos outros partidos, ele disse que a intenção é formar várias coligações proporcionais. Além das siglas presentes no encontro, os trabalhistas buscam o poio do PV e PR.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: