Demanda por crédito cresceu 1% em 2015
Segundo economistas da empresa, a alta da inflação, o esforço do consumidor em reduzir o endividamento, o aumento das taxas de juros, a alta do dólar e a consequente baixa confiança do consumidor explicam o movimento, segundo dados da Serasa Experian; crescimento de 1% é o quarto seguido de fraca atividade no setor
SÃO PAULO (Reuters) - A quantidade de pessoas buscando empréstimos cresceu 1 por cento em 2015 sobre o ano anterior, informou nesta segunda-feira a empresa de informações de crédito Serasa Experian, no quarto ano seguido de fraca atividade no setor.
Segundo economistas da empresa, a alta da inflação, o esforço do consumidor em reduzir o endividamento, o aumento das taxas de juros, a alta do dólar e a consequente baixa confiança do consumidor explicam o movimento.
Em 2014, o total de consumidores demandando financiamento havia caído 0,5 por cento. Em 2013, a Serasa Experian havia apurado alta de 1,8 por cento, após recuo de 3,1 por cento no ano anterior.
De acordo com o levantamento, a faixa de pessoas com menor renda, de até 500 reais por mês, foi a que acusou a maior queda em 2015, de 4,2 por cento. Nas faixas superiores, houve crescimentos oscilando de 0,2 até 2,2 por cento.
Por regiões do país, o Nordeste foi a única a registrar queda, de 1,6 por cento. Centro-Oeste e no Sul tiveram aumento de 2,5 por cento, enquanto no Sudeste houve alta de 0,6 por cento. Na região Norte, a expansão atingiu 6 por cento.
(Por Aluisio Alves)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: