HOME > Geral

Depois de perder ferry-boat, TWB abandona terminais

A empresa responsável pela operação de diversos atracadouros e terminais na Costa do Dendê e no Baixo Sul Baiano, teria abandonado a gestão dos sistemas de Morro de São Paulo, Gamboa e Ponta do Curral; a situação teria ocorrido após a TWB perder a concessão da operação do sistema de ferry-boat em Salvador

Depois de perder ferry-boat, TWB abandona terminais

BA247 - A empresa responsável pela operação de diversos atracadouros e terminais na Costa do Dendê e no Baixo Sul Baiano, teria abandonado a gestão dos sistemas de Morro de São Paulo, Gamboa e Ponta do Curral. A situação teria ocorrido após a TWB perder a concessão da operação do sistema de ferry-boat em Salvador. De acordo com o jornal Correio, a concessionária paulista não realizaria os repasses referentes a  Previdência Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), muito embora os 25 funcionários da empresa tivessem os seus descontos efetuados em folha.

Segundo a  reportagem, a Associação de Transporte Marítimo (Astram), cooperativa responsável por  97% das embarcações que transportam no Baixo Sul, afirmou que a direção da TWB S.A teria sugerido um acordo, onde a Astram se responsabilizaria pelo passivo trabalhista, recebendo em troca a operação dos três terminais. “Nós queríamos aceitar o acordo, era uma dívida em torno de R$ 70 mil a R$ 100 mil, mas conversamos com a Agerba [Agência Estadual de Regulação de Transporte] e eles disseram que isso seria procurar encrenca”, disse o presidente da Associação, Romilson Muniz.

O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público de Valença, que teria pedido que o governo estadual intervenha, apontando irregularidades no cumprimento do contrato.  Mas, de acordo com a lei de concessões impede que o Estado assuma passivos trabalhistas de concessionárias. Diante da situação, a promotoria estuda quais medidas podem ser adotadas para resolver a questão.