Deputada pede fim de teste de virgindade em concurso
Baiana Alice Portugal (PCdoB) pede retirada de itens de editais que preveem dispensa de exames ginecológicos se a mulher apresentar comprovante de virgindade atestado por um médico; "São itens completamente inadequados, que invadem a dignidade e intimidade da mulher, portanto, são totalmente dispensáveis, já que o médico tem toda autoridade para indicar os exames, sem expor a mulher"
Bahia 247
A deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB) encaminhou ofício à ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, pedindo intervenção para retirada de itens que pedem comprovação de virgindade para dispensa de avaliação ginecológica detalhada em concursos públicos, a exemplo do que previa edital da Polícia Civil da Bahia.
A comunista sugere a retirada do pedido nos concursos públicos do governo federal e de todos os estados brasileiros.
Segundo Alice, há em curso certames que publicam editais com esses itens no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal; na Superintendência de Previdência Complementar do Distrito Federal; no Ministério da Defesa – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Para a deputada, a exigência "constitui inaceitável ofensa à dignidade humana, além de odiosa agressão à mulher". A comunista entende que ainda há discriminação contra pessoas do sexo feminino no setor público brasileiro.
"São itens completamente inadequados, que invadem a dignidade e intimidade da mulher, portanto, são totalmente dispensáveis, já que o médico tem toda autoridade para indicar os exames, sem expor a mulher".
Iniciativa de Alice partiu do pedido dos exames de virgindade solicitados a mulheres aprovadas nas provas teóricas de concurso para a Polícia Civil da Bahia. Procedimento dispensava exame ginecológico completo para mulheres com hímen íntegro, desde que elas comprovassem virgindade por meio de atestado médico assinado, com carimbo e CRM do médico.
Depois da repercussão negativa o governador Jaques Wagner (PT) disse em seu perfil no Twitter que mandou retirar o item do edital.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: