Deputado federal perde mandato por infidelidade partidária

O deputado federal Cícero Almeida (PHS-AL) perdeu o mandato por decisão do TSE, há pouco mais de dois meses para concluir a legislatura da Câmara; o motivo foi a troca de partido, ao deixar o PRTB - responsável pela ação - em 2015 para se filiar ao PSD; na época, Almeida havia comunicado ao juiz eleitoral sua desfiliação da sigla sem apresentar motivo plausível para a troca de legenda; nas eleições deste ano ele disputou o cargo de deputado estadual, mas não se elegeu

Deputado federal perde mandato por infidelidade partidária
Deputado federal perde mandato por infidelidade partidária

Por eassim.net - Há pouco mais de 2 meses de concluir a legislatura da Câmara Federal, o deputado federal Cícero Almeida perdeu o mandato por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo? A troca de partido. Ele deixou o PRTB em 2015 e ingressou na época do PSD. Hoje o deputado comandava o PHS em Alagoas.

Para o resto do mandato, quem vai ocupar a vaga de Cícero Almeida é o suplente Val Amélio, filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cícero Amélio.

Cícero Almeida ainda não se pronunciou sobre o fato.

A decisão do TSE foi tomada em plenário nesta terça-feira, 13, por 6 votos a 1, num processo que se arrastava na Corte desde o setembro de 2015.

O PRTB, partido do gaúcho Levy Fidélix, ajuziou ação por infidelidade partidária contra Cícero Almeida em 30 de setembro de 2015. Na época, Almeida havia comunicado ao juiz eleitoral sua desfiliação da sigla, com posterior ingresso no Partido Social Democrático (PSD), sem apresentar motivo plausível para a troca de legenda.

No julgamento, o relator do processo destacou em plenário: “Como se sabe, no processo de perda de cargo eletivo por desfiliação sem justa causa, recai sobre aquele que se desfiliou do partido político o ônus de demonstrar a ocorrência da justa causa”, disse o ministro do TSE Jorge Mussi, que, na sessão desta terça-feira, apresentou voto-vista. Segundo Mussi, as alegações apresentadas pela defesa do deputado federal não foram capazes de comprovar a justa causa.

EM TEMPO - Nas eleições deste ano Cícero Almeida disputou o mandato de deputado estadual, mas não se elegeu.

 

 

 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247