Deputados aprovam passe livre para estudantes

Mais de 50 mil estudantes alagoanos da rede pública estadual serão beneficiados com a aprovação, por parte dos deputados,  do projeto de lei que garante passe livre; projeto aprovado foi aprovado na sessão desta terça-feira (3) rapidamente e sem discussão

(Foto: Voney Malta)

Alagoas247 - Os deputados estaduais aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (3), o projeto de lei que garante 'passe livre' para mais de 53 mil estudantes da rede pública de ensino. O projeto de lei foi enviado para a Casa de Tavares Bastos após a Secretaria de Estado de Educação apontar irregularidades no contrato de R$ 55 milhões, por meio do qual o Governo de Alagoas ofertava transporte aos estudantes. 

E o Executivo não enfrentou dificuldades para aprovar o projeto. A sessão chegou a ser suspensa por cerca de um hora para, dessa maneira, as lideranças partidárias entrarem em consenso sobre a necessidade de se votar a matéria ainda nesta terça, na oportunidade, o bloco de oposição ao governo chegou a ensaiar um pedido vistas, mas a ideia não prosperou. 

Apesar de ter votado favoravelmente à aprovação, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB), questionou a falta de discussão do projeto de lei, já que, em regime de urgência, 'a matéria atropelou os trâmites necessários que o regimento da Casa Legislativa exige'. “Muitos pontos foram deixados de lado. Considero que, da maneira que foi aprovado, o projeto é restritivo”, apontou Cunha. 

Já de acordo com o líder do PSDB, deputado Gilvan Barros Filho, muitos deputados apresentaram dúvidas acerca do teor da matéria, razão pela qual havia a expectativa da votação ser adiada. 

Contudo, a matéria foi aprovada e deve ser sancionada pelo governador Renan Filho (PMDB) nos próximos dias, mas antes precisa ser publicada no Diário Oficial. "São 55 mil estudantes que passarão a usufruir do transporte público comum. Se a frota de Maceió já não consegue comportar a atual demanda, o que esperar com este incremento?", indagou Barros.

Ao final da sessão, o líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros (PT), disse que considera a aprovação do passe livre como uma vitória dos estudantes. Ele prometeu levar para o governador Renan Filho todos os questionamentos realizados pelos parlamentares durante a discussão da matéria. 

"É uma vitória também da Assembleia que aprovou um projeto de tamanha magnitude em tempo recorde. Apresentamos, discutimos e aprovamos em caráter de urgência. Mais de 50 mil estudantes serão beneficiados pelo projeto", comentou Medeiros.

Com gazetaweb.com

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247