HOME > Geral

Deputados defendem manutenção da Secretaria Especial sobre Drogas

A possível extinção da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas, proposta na mensagem de reorganização administrativa do Estado, foi alvo de críticas de parlamentares nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa. As deputadas Dra. Silvana (PMDB), Miriam Sobreira (PDT) e Fernanda Pessoa (PR) destacaram as ações positivas da pasta e apelaram para que os deputados votem contra

A possível extinção da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas, proposta na mensagem de reorganização administrativa do Estado, foi alvo de críticas de parlamentares nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa. As deputadas Dra. Silvana (PMDB), Miriam Sobreira (PDT) e Fernanda Pessoa (PR) destacaram as ações positivas da pasta e apelaram para que os deputados votem contra (Foto: Rodrigo Rocha)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ceará247 - Deputados defenderam a manutenção da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas em pronunciamentos nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa. Em mensagem que começou a tramitar hoje, o Poder Executivo propõe a reorganização administrativa do Estado, incluindo a extinção da SPD. 

“Participei da votação para a criação desta Secretaria que, em 20 meses, avançou tanto com o apoio dessa Casa e da população. Estamos falando da recuperação de jovens que estão precisando de ajuda para livrar-se de um vício. Que tipo de economia é esta que encerra ações de prevenção e tratamento e aumenta o número de ocupações em leitos de hospitais psiquiátricos? Não faz sentido”, criticou a deputada Dra. Silvana (PMDB)

A parlamentar comentou relatório recebido de uma funcionária da Secretaria, contendo resultados da pasta. Dentre os dados apresentados, Dra. Silvana destacou o programas federais de prevenção às drogas desenvolvidos no Ceará, por meio como “Jogo Elos”, “#Tamojunto”, “Famílias Fortes”. De acordo com o relatório, somente o programa “Jogo Elos”, de 2015 para 2016, capacitou 191 profissionais, beneficiou 65 escolas e favoreceu 3.289 estudantes.

Para a deputada Miriam Sobreira (PDT), que esteve à frente da pasta desde a sua criação, a Secretaria tem desenvolvido uma série de ações relevantes. “Nós tratamos e acolhemos os usuários, encaminhando essas pessoas para os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), para comunidades terapêuticas ou até para projetos de igrejas”, pontuou Mirian Sobreira.

A deputada Fernanda Pessoa (PR) ressaltou o trabalho da deputada Mirian Sobreira (PDT) à frente da Secretaria e sua atenção à um caso em especial. “Fui procurada, certa vez, por uma mãe desesperada com um filho dependente e levei o caso à Mirian. Ela prontamente enviou uma equipe à Caucaia, onde o usuário recebeu toda a atenção necessária, além de uma oportunidade de emprego. Não podemos acabar com esse trabalho que transforma a vida de tantas pessoas”, salientou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: