Deputados recebem Plano Estadual de Cultura

O Secretário estadual de Cultura, Guilherme Sampaio, em companhia do ministro da Cultura, Juca Ferreira, entregou na manhã de hoje, o Plano Estadual de Cultura aos deputados da Comissão de Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Na ocasião o ministro anunciou a retomada do programa "Cultura Viva" e destacou a tradição cultural do Ceará

O Secretário estadual de Cultura, Guilherme Sampaio, em companhia do ministro da Cultura, Juca Ferreira, entregou na manhã de hoje, o Plano Estadual de Cultura aos deputados da Comissão de Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Na ocasião o ministro anunciou a retomada do programa "Cultura Viva" e destacou a tradição cultural do Ceará
O Secretário estadual de Cultura, Guilherme Sampaio, em companhia do ministro da Cultura, Juca Ferreira, entregou na manhã de hoje, o Plano Estadual de Cultura aos deputados da Comissão de Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Na ocasião o ministro anunciou a retomada do programa "Cultura Viva" e destacou a tradição cultural do Ceará (Foto: Fatima 247)

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou, na manhã desta terça-feira (10/03), da sessão especial para a entrega do Plano Estadual de Cultura, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa. O presidente da Comissão de Cultura e Desporto da AL, deputado Gony Arruda (PSD), recebeu o documento das mãos do secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio. A sessão foi presidida pelo primeiro secretário da Casa, Sérgio Aguiar (Pros).

O ministro avaliou a importância do plano. “Esse é um do documento importante para o Ceará, produzido com larga participação da sociedade. Que ela seja, de fato, um marco regulatório por dez anos. Uma das piores coisas é a descontinuidade administrativa, quando o sucessor quer apagar o brilho do antecessor”, afirmou.

De acordo com Juca Ferreira, quem trabalha com cultura está acostumado a ter o “orçamento apertado”. Ele anunciou que vai retomar o programa Cultura Viva. O ministro disse ainda que “o Estado tem de apoiar as iniciativas, porque é essa a base da cultura brasileira”.

Ele ressaltou ainda que o Ceará tem uma tradição cultural tão relevante como os estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará, no entanto não tem a mesma difusão dos demais. Por isso, ele avaliou ser preciso mais investimentos para a divulgação das tradições culturais do Estado.

O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou a importância de a Assembleia receber o Plano Estadual de Cultura. O parlamentar ressaltou que hoje a AL estava recepcionando todos “os que são atores e atrizes da cultura, para que o setor não seja só coadjuvante, mas uma das metas principais para a inclusão social”.  

O secretário Guilherme Sampaio agradeceu à Assembleia pela aprovação dos editais da cultura. “Essa aprovação nos deu uma grande alegria. Foi bom saber que a cultura está pautando a Assembleia Legislativa”, frisou.

O secretário anunciou que as obras de reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel serão iniciadas em até 100 dias. Ele lembrou que equipamento está fechado há mais de um ano, “causando imenso prejuízo para a cultura do Ceará”. “Na próxima quinta-feira (12/03), Dia do Bibliotecário, o governador assinará a Ordem de Serviço”, informou.

Ainda de acordo com Guilherme Sampaio, durante as obras, o acervo será transferido para um dos galpões da estação João Felipe, no Centro, onde a população poderá ter acesso ao material. A transferência será iniciada no começo de abril.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247