CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Desemprego cresce na RMR

Taxa de desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) passou de 11,6% em juhlo para 11, em agosto, segundo a Condepe/Fidem; No entanto, o resultado foi o melhor para um mês de agosto desde 1998

Desemprego cresce na RMR (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PE247 – Dados levantados na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontaram para o crescimento do desemprego na Região Metropolitana do Recife. A taxa, que era de 11,6% em julho, ficou em 12,3% em agosto. No entanto, este é o menor patamar de desemprego já apresentado, para o mês de agosto, desde 1998, ano em que se iniciou a pesquisa.

A pesquisa mostra ainda que o nível de ocupação na RMR não variou, mantendo o contingente de ocupados em mais de 1,5 milhão pessoas. O índice é resultado de movimentos diferenciados nos três setores da economia analisados: aumento no setor de Serviços (1,5% ou 14 mil); estabilidade na Construção (129 mil pessoas ocupadas entre julho e agosto de 2012); e redução do número de ocupados na Indústria de Transformação (4,7%) e no Comércio e reparação de veículos (1,2%).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com relação à ocupação, o estudo aponta elevação no trabalho autônomo (1,4%) e o número de empregados domésticos permaneceu estável (129 mil pessoas de julho para agosto de 2012). Já o emprego assalariado sentiu os reflexos em virtude da diminuição no setor privado (1,6%) e a ampliação de vagas no setor público (6,4%).

“O mercado de trabalho continua com sua melhora qualitativa com postos majoritários de emprego com carteira assinada”, avaliou o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães. A pesquisa coleta informações mensalmente através de entrevistas realizadas com os moradores de dez anos de idade ou mais, em aproximadamente 2,5 mil domicílios dos 14 municípios da RMR: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO