Desistência de fechar capital pode aumentar problemas de Elon Musk na Tesla
Musk surpreendeu os investidores com a proposta de fechar o capital da Tesla em 7 de agosto, publicando no Twitter que ele tinha “financiamento garantido” para o negócio, que avaliaria a empresa em 72 bilhões de dólares.
(Reuters) - A decisão do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de abandonar abruptamente o plano de fechar capital da montadora de veículos elétricos não resolverá seus crescentes problemas legais e regulatórios, e pode até piorá-los, disseram alguns advogados.
Explicando sua decisão no site da empresa na noite de sexta-feira, o presidente-executivo da Tesla disse que fechar o capital da empresa “seria mais demorado e perturbador do que o inicialmente previsto” e que “a maioria dos acionistas da Tesla acredita que estamos em melhor situação como uma empresa pública”.
Musk surpreendeu os investidores com a proposta de fechar o capital da Tesla em 7 de agosto, publicando no Twitter que ele tinha “financiamento garantido” para o negócio, que avaliaria a empresa em 72 bilhões de dólares. Em um tuíte separado, ele escreveu: “O apoio do investidor está confirmado.”
Musk e Tesla estão enfrentando ações judiciais de investidores e uma investigação da Securities and Exchange Commission (SEC) sobre o que verdade havia nos tuítes do executivo, publicou o Wall Street Journal.
O órgão regulador norte-americano não confirmou essas informações à Reuters e um porta-voz da Tesla se recusou a comentar o assunto.
“A SEC continuará sua investigação até que esteja convencida de que está a par dos fatos”, disse Stephen Crimmins, um advogado do escritório Murphy&McGonigle, que trabalhou 14 anos no órgão.
“O que aconteceu na sexta-feira será de interesse para a SEC, porque isso permitirá que eles investiguem se Musk não tinha uma base razoável para sua declaração (no Twitter). Eles farão perguntas sobre ele e outros envolvidos na decisão (de fechar capital) e por que ele voltou atrás.”
Musk mantém declaração original de que acreditava que um acordo para fechar capital da empresa era possível, e uma pessoa familiarizada com as discussões disse à Reuters que o executivo levava a sério a idéia de tirar a montadora da bolsa.
Mas agir de boa fé pode não ser suficiente para ajudar Musk a escapar da atenção do regulador.
A legislação dos EUA exige que os executivos de empresas listadas em bolsa tenham uma “base razoável” para fazer declarações aos investidores e isso provavelmente será o foco de uma investigação da SEC, disseram três advogados da área.
Ainda não está claro o que Musk quis dizer com “financiamento garantido”. Em uma declaração em 13 de agosto, Musk disse que deixou uma reunião em 31 de julho com o diretor do fundo soberano da Arábia Saudita “sem dúvida de que um acordo... poderia ser fechado.”
Por Michelle Price
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: