Destino do Brasileirão será decidido por grandes rivais
Palmeiras, Flamengo e Atltico-MG tiveram atuao discreta ao longo do Brasileiro. Na ltima rodada, porm, assumem papeis decisivos, e podem acabar com o sonho de Corinthians, Vasco e Cruzeiro
Lucas Reginato_247 – Muita coisa está em jogo na derradeira partida do Brasileirão. E, por mais que alguns times não disputem mais nada, a última rodada cheia de clássicos vai garantir batalhas cheias de paixão em vários Estados do País. A decisão da CBF de marcar as rivais regionais para se encontrarem no final do Campeonato parece ter dado certo, e três jogos, especificamente, demonstrarão isso em 2011.
O Palmeiras, do técnico Luiz Felipe Scolari, há tempos já não entra em campo visando nada além de três pontos. Fora da briga do título e da Libertadores, e livre da chance de rebaixamento, o Palestra pode ter ainda uma última alegria nesse Campeonato. Para a rodada final, enfrentará o Corinthians precisando ao menos do empate para consagrar-se campeão de 2011. E, por mais que as declarações no alviverde tenham ignorado a possibilidade de jogar para estragar a festa do rival, a pressão da torcida vai obrigar os jogadores a correrem pelo gosto bom de estragar a festa corintiana.
Uma outra partida também protagonizará a disputa pela taça. O Vasco da Gama, vice-líder, precisa, obrigatoriamente, de uma vitória sobre o rival Flamengo para poder sonhar com o título. O clássico carioca tem, ainda, um elemento a mais que a decisão paulista, já que o rubro-negro precisa também dos três pontos para se garantir na Taça Libertadores. O jogo, que foi marcado para o Engenhão, promete ser um dos mais decisivos deste ano, e conta ainda com estrelas como o vascaíno Diego Souza, em grande ano, e Ronaldinho Gaúcho, que reencontrou o gol após longo jejum. Para apimentar a disputa, o goleiro flamenguista Felipe, ex-Corinthians, já afirmou que seu objetivo é impedir o título do rival.
Ainda na região Sudeste, muitas emoções também vão invadir a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, palco do clássico mineiro entre cruzeirenses e atleticanos. Os times de Belo Horizonte, ao contrário dos vizinhos regionais, figuram na parte de baixo da tabela. O Galo, já livre de qualquer perigo de rebaixamento, jogará apenas pelo prazer de rebaixar o inimigo. A Raposa precisa da vitória para se garantir na primeira divisão de 2011, e caso não consiga superar o Atlético, vai ter que torcer contra as outras equipes ameaçadas: o Atlético Paranaense e o Ceará.
Acumulou-se, nessa reta final, a emoção não vivida por muitos times durante toda a competição. Os clássicos regionais colocados na última rodada, assim como já era pedido por imprensa e torcida, não só garantem o fim das conhecidas “entregas”, que estiveram presentes nas edições anteriores, mas dão aos times que já não querem nada a possibilidade de tirar o doce da mão dos arquirrivais.
Matemática do Brasileirão
A decisão do título foi adiada para a última rodada, quando Corinthians poderá apenas empatar com o Palmeiras para levar a taça para casa. Se o Flamengo não deixar o Vasco ganhar, o título também para em mãos paulistanas. A matemática vai reinar nos derradeiros jogos desse Campeonato – e as contas se sobressairão também na disputa por uma vaga na Libertadores e pela permanência na Primeira Divisão.
Na penúltima rodada, um surpreendente Coritiba alcançou a quinta posição e se colocou meio àqueles que pode ir para a copa continental. Ninguém estava cogitando a possibilidade, mas os tropeços de Internacional, São Paulo, Figueirense e Botafogo abriram alas para o Coxa chegar. Nada está garantido, entretanto, já que fora Santos e Vasco, que ganharam suas vagas na Libertadores deste ano e na Copa do Brasil, respectivamente, apenas Corinthians e Fluminense já se distanciaram o suficiente para assegurar a participação internacional. Agora, são seis times para apenas dois assentos no avião rumo às Américas.
Com 60 pontos, basta ao Flamengo um ponto contra o Vasco. Será provavelmente o principal jogo da última rodada, e a maior torcida do país será reforçada pela segunda, já que o resultado beneficia o rubro-negro e consagra o Corinthians. Coritiba está à frente pelo número de vitórias, e apenas se garante se vencer o rival Atlético Paranaense. Isto porque Internacional e Figueirense também têm 57 pontos, e podem chegar à zona de classificação. Correm por fora São Paulo e Botafogo, com 56 e 55, respectivamente, que precisam vencer seus jogos finais e torcerem por uma combinação de resultados.
Na zona de rebaixamento, a coisa também é complicada. Para o América Mineiro, não basta fazer contas, nem vencer o resultado, mas apenas um milagre o salvará, já que precisa de tamanha combinação de resultados que já se prepara para a Série B. Já o Furacão, perdeu uma grande oportunidade neste fim de semana, e agora precisa da derrota de seus dois rivais, somados a uma vitória sua, para permanecer na primeira. O Cruzeiro é o único que depende apenas dele, pois está a um ponto do Ceará, que precisa vencer seu jogo contra o Bahia e torcer para que o Atlético Mineiro não se deixe derrotar pela Raposa.
Para aumentar a emoção da última rodada, será todos clássicos regionais na tabela. Se alguns times não disputam mais nada, poderão ter ao menos o prazer de tirar o doce da mão do arquirrival. No próximo domingo, junto à camisa de time e o terço de reza, os torcedores terão que preparar suas calculadoras para a complicada matemática do Brasileirão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: