Detran-GO inova na gestão vira referência no País

Nos últimos anos, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) deixou de ser visto pela opinião Pública como motivo de preocupação ou sinônimo de escândalos e notícias negativas; mudança é fruto da gestão ousada, inovadora e transparente implementado pelo presidente Manoel Xavier Ferreira Filho; “O cidadão está cada vez mais exigente e com tempo cada vez mais reduzido. Temos que nos adaptar a isso, prestar o melhor serviço, no menor tempo e com a máxima eficiência possível, sem deixar de lado toda a parte legalista e burocrática que a legislação nos impõe”, explica Manoel

manoel 
manoel  (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - Nos últimos anos, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) deixou de ser visto pela opinião Pública como motivo de preocupação ou sinônimo de escândalos e notícias negativas. A mudança é fruto da gestão ousada, inovadora e transparente implementado pelo presidente Manoel Xavier Ferreira Filho.

Com seu estilo de gestor moderno e equilibrado, Manoel Xavier conseguiu imprimir na equipe do Detran-GO, sem fazer estardalhaço midiático, sua marca de eficiência, que trouxe do tempo em que permaneceu à frente do Sebrae Goiás. Atualmente, o Detran-GO se tornou unanimidade em atendimento ágil e eficiente ao usuário.

O salto na eficácia do atendimento veio especialmente a partir da implantação em 2016 do Projeto Novo Detran criado para aproximar a entidade de trânsito dos usuários e promover mais eficácia nos serviços oferecidos. Entre as principais inovações, estão a adoção da biometria em todas as etapas do processo de habilitação; padronização e descentralização das pistas de prova prática em todo o Estado, assim como a descentralização do atendimento; criação do Atendimento Expresso, Reforma de 70 Ciretrans, Intensificação da Fiscalização e Biometria em todas as etapas do processo de habilitação.

“O cidadão está cada vez mais exigente e com tempo cada vez mais reduzido. Temos que nos adaptar a isso, prestar o melhor serviço, no menor tempo e com a máxima eficiência possível, sem deixar de lado toda a parte legalista e burocrática que a legislação nos impõe”, explica o presidente do Detran-Go, Manoel Xavier, ao comentar as inovações em sua maioria implantadas desde 2016.

Quem precisa de atendimento na área de veículos em Goiânia não tem mais que, necessariamente, procurar o Departamento de Trânsito. A autarquia oferece mais de 60 serviços de veículos como transferência de propriedade, emplacamento e segunda via de documentos em vários Vapt-Vupts da capital.

Com o objetivo de tornar mais eficaz a prestação de serviços, reduzindo o tempo de espera, o Padrão Vapt Vupt do Detran Goiás conta com agendamento de horário para atendimento. O usuário acessa o site (www.detran.go.gov.br ) e escolhe o dia e o horário em que prefere ser atendido. A medida possibilita que o cidadão seja direcionado corretamento ao serviço solicitado. O serviço por ordem de chegada também continua sendo prestado.

O Atendimento Expresso está entre os serviços que deram agilidade ao processo de renovação da CNH. Por meio dele o usuário marca a hora para a fazer a renovação da carteira. O agendamento é simples. Basta acessar o site do Detran, preencher o formulário e comparecer no dia e hora marcados. “É a segunda vez que uso o agendamento. É ótimo. Você programa seu dia, além de não perder tempo, o que é importantíssimo”, comemora o funcionário público Gilmar de Oliveira um dos primeiros a utilizar o agendamento de atendimento para realizar a renovação da CNH.

A padronização das pistas de prova prática, faz parte do Novo Detran. O novo modelo de pista busca reproduzir, ao máximo, situações que o condutor encontrará no dia a dia, respeitando os limites impostos pela Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da direção do órgão é a padronização e a descentralização das pistas em todo o Estado.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247