CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

"Dilma nos chamou para melhorar a saúde do povo"

Afirmação é da cubana Mariane Ramirez, que desembarcou em Salvador com seu esposo, Leonardo Pérez, e mais 275 estrangeiros para trabalhar pelo Mais Médicos; eles iniciaram ontem a semana de atividades pedagógicas do segundo ciclo do programa do governo federal; dos 277 estrangeiros que atuarão na Bahia, 270 são de Cuba; "Onde houver uma pessoa precisando de assistência médica, lá deve ter um de nós", diz Mariene

Afirmação é da cubana Mariane Ramirez, que desembarcou em Salvador com seu esposo, Leonardo Pérez, e mais 275 estrangeiros para trabalhar pelo Mais Médicos; eles iniciaram ontem a semana de atividades pedagógicas do segundo ciclo do programa do governo federal; dos 277 estrangeiros que atuarão na Bahia, 270 são de Cuba; "Onde houver uma pessoa precisando de assistência médica, lá deve ter um de nós", diz Mariene (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247

Os 277 intercambistas do 2º Ciclo do Programa Mais Médicos começaram a receber nesta segunda-feira (28) as informações que integram a semana de atividades pedagógicas coordenadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O titular da pasta, Jorge Solla, disse aos profissionais que "os 139 municípios estão ansiosos pela chegada dos médicos". De acordo com o secretário, a atuação dos profissionais do Mais Médicos tem gerado um impacto positivo na Atenção Básica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além das cidades selecionadas pelo programa, dez médicos serão destinados a comunidades indígenas. Conforme o coordenador do Dsei Bahia, Jerry Matalawê, as aldeias estão localizadas nos seguintes municípios-polo: Euclides da Cunha, Ilhéus, Itamaraju, Pau Brasil, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Porto Seguro.

Antes de desembarcarem na capital baiana, os médicos de nacionalidade cubana, venezuelana, portuguesa, espanhola e boliviana participaram de curso coordenado pelo Ministério da Saúde. Na capital baiana, os médicos receberam informações diversas como as principais patologias no estado, programas de saúde e sobre a rede de serviços, inclusive, hospitalares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dos 277 médicos estrangeiros, 270 são cubanos. Maurisleydis Pérez disse que está ansiosa para começar a trabalhar e ajudar o povo brasileiro. "Nós, cubanos, fazemos um trabalho humanitário voltado à população carente".

O casal de cubanos Mariane Ramirez e Leonardo Pérez já atuaram em países como Bolívia. "Escutamos o chamado da presidente Dilma para melhorar a saúde do povo brasileiro. Onde houver uma pessoa precisando de assistência médica, lá deve ter um de nós [médicos]", disse Mariane.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pérez também afirmou que, na Bolívia, ele e a esposa também trabalharam com a população carente. "No Brasil, teremos a oportunidade de desenvolver um trabalho semelhante com crianças, mulheres, gestantes".

Depois do secretário Jorge Solla, a coordenadora de planejamento regional da Sesab, Joana Molesine e o coordenador do Comitê Estadual do Programa Mais Médicos, Washington Abreu também palestraram na manhã do primeiro dia de atividades dos profissionais do Mais Médicos em Salvador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além do superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, estiveram presentes representantes da sociedade civil organizada, entre eles, a Marcha Mundial de Mulheres, o Movimento Sem Terra, representantes do Diretório Central dos Estudantes e Diretório Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudantes de medicina da UFBA, Levante Popular da Juventude e Associação Cultural José Marti (ACJM).

Nesta fase, a Bahia foi contemplada com 310 profissionais. Os 33 médicos do segundo ciclo do programa, que concluíram o curso de medicina no Brasil, já começaram a se apresentar nos municípios contemplados desde o início deste mês.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO