CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Dilma: 'Vamos fazer dos Jogos Indígenas um grande sucesso'

Presidente Dilma Rousseff lançou na noite dessa terça-feira, 23, os primeiros Jogos Mundiais Indígenas, que ocorrerão em outubro, em Palmas; cerimônia contou com a presença de autoridades, entre a governadora em exercício Cláudia Lélis (PV), o prefeito Carlos Amastha (PSB) e indígenas de vários países; Dilma falou em "realizar um sonho" ao promover o evento, inédito no mundo. "O que estamos fazendo é, junto com todos vocês, conseguir completar esse sonho, que é a missão de fazer desses primeiros jogos mundiais dos povos indígenas um grande sucesso", salientou

Brasília-DF 23-06-2015 Fotos Lula Marques/Agência PT. Solenidade de lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e abertura do Congresso Técnico Estádio Mané Garrincha (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Agência Brasil - Em discurso de pouco mais de 20 minutos e demonstrando bom humor, a presidente da República, Dilma Rousseff, lançou nessa terça-feira, 23, os primeiros Jogos Mundiais Indígenas, que ocorrerão em outubro, em Palmas.

Da tribuna de honra do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, ela saudou os povos indígenas e falou mais de uma vez no respeito às diferentes culturas e à diversidade em geral. A cerimônia contou com a presença de indígenas de vários países.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Vamos torcer juntos para que os primeiros Jogos Mundiais Indígenas afirmem nosso apreço pela diversidade, pela pluralidade e respeito à tolerância", disse a presidenta. Ela falou em "realizar um sonho" ao promover o evento, inédito no mundo. "O que estamos fazendo é, junto com todos vocês, conseguir completar esse sonho, que é a missão de fazer desses primeiros jogos mundiais dos povos indígenas um grande sucesso", salientou.

Durante o evento, ela ganhou de presente uma bola artesanal, feita por povos neozelandeses. Ao ser chamada para discursar, ela levou a bola consigo e usou-a, sempre sorridente, como exemplo de algo que "nos distingue". Ela destacou: "Aqui tem uma bola que eu acho que é um exemplo. É extremamente leve. Eu testei, fiz meia embaixadinha. Acho que a importância da bola é essa. Um símbolo da capacidade que nos distingue. Somos aqueles que têm a capacidade de jogar".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dilma também lembrou um dos principais alimentos da culinária brasileira e indígena como exemplo do traço cultural nacional. "Nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma forma básica de alimentação, e aqui nós temos uma, a mandioca. Hoje, estou saudando a mandioca, é uma das maiores conquistas deste país", ressaltou.

Ainda sobrou tempo para fazer uma brincadeira com o prefeito de Palmas, Carlos Amashta (PSB). "É um momento histórico. Mais de 2 mil atletas indígenas vão participar. Eu, de fato, não tenho a menor condição de participar de uma corrida da tora. Mas acho que o prefeito de Palmas tem que participar", brincou a presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A governadora em exercício do Tocantins, Cláudia Lélis (PV), ressaltou a importância do evento para o estado. "O que as comunidades indígenas enfrentam hoje não é a luta pela preservação da terra, mas a luta pela preservação da identidade cultural. É preciso que cuidemos dos índios como cidadãos com direito a educação, esporte e novas tecnologias sem que isso represente aculturação", destacou, em seu discurso.

Já o prefeito Carlos Amastha destacou a mudança da Capital a sua gestão. "nesse coraçãozinho do Brasil estamos construindo um novo paradigma de sociedade que nos deixa muito satisfeito", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cerimônia dessa terça-feira marca a abertura do congresso técnico dos jogos. É nele que será definido como funcionarão os jogos, marcados para começarem em 1º de outubro, e todo o andamento daquele que é chamado pelos organizadores de "o maior evento esportivo-cultural do mundo". O congresso vai até quinta-feira, 25.

Até o momento, 22 países confirmaram participação no congresso, o que indica uma disposição de enviar representantes para os jogos. Argentina, Canadá, Chile, Colômbia e Costa Rica, além de Equador, Estados Unidos, Guiana Francesa e México são alguns desses países.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a organização dos jogos, 2.200 indígenas participarão dos jogos. Serão 1.100 etnias nacionais e outras 1.100 de outros países. Os jogos contarão com atividades nativas de integração, jogos tradicionais demonstrativos, além de jogos ocidentais. Também serão promovidas atividades culturais, passeios turísticos e uma feira de artesanato.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO