HOME > Geral

Dilma viaja pelo Nordeste em clima de campanha

Depois de convidar o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, para tratar de sua tentativa de reeleição em 2014, a presidente Dilma Rousseff iniciou nesta sexta-feira uma série de viagens por seis Estados do Nordeste. No Piauí, ela trocou a conhecida sobriedade por cumprimentos e pose para fotos com o povo; prefeito da cidade de São Julião, José Neci (PT) chegou a lançar a presidente à reeleição

Dilma viaja pelo Nordeste em clima de campanha
Editoria avatar
Conteúdo postado por:

247 - Conhecida pela sobriedade em eventos públicos, a presidente Dilma Rousseff se soltou durante viagem ao Piauí, a primeira de uma série de visitas por seis Estados do Nordeste até o iníco de março. Tratando de exaltar os programas sociais de sua gestão, a presidente ouviu promessas de apoio e até declaração de amor, além de posar para fotos e cumprimentar as pessoas que assistiam à cerimônia de que participou. "Nós amamos a presidente Dilma Rousseff", disse o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), durante cerimônia de assinatura de ordens de serviço para obras de abastecimento na cidade de São Julião.

A agrado veio logo de um socialista do PSB, mesmo partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Cotado para disputara Presidência em 2014, Campos tem forte influência política na região, o que desperta incômodo no PT e motivou a articulação de Dilma no Nordeste. No início da semana, a presidente teria pedido o apoio de Campos à reeleição. Como resposta, ouviu que "sobre 2014 só deveriam tratar em 2014".

"Depois da declaração dele (Wilson Martins) eu não tenho outra saída a não ser dar um empurrãozinho nas novas obras", brincou a presidente. Apesar da troca de gentilezas, o PT avalia que precisa melhorar a articulação com os governadores e prefeitos, principalmente em cidades onde o PSB saiu fortalecido após as eleições de 2012.

Reeleição

Foi o prefeito de São Julião, José Neci (PT), que abriu a série de elogios aos governos Dilma e Lula. "Reforçamos o compromisso de defender sua base, defendendo que a senhora continue à frente desse projeto", disse, em referência à reeleição. Na sequência, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), enumerou os investimentos do governo federal no Estado.

Em seu discurso, a presidente destacou a seca. "Quando começou esse processo de seca, o governo criou, além do que já tinha, o Bolsa Família, nós criamos o Bolsa Estiagem e o Garantia Safra", disse. "Com o programa Bolsa Estiagem e o Garantia Safra, a gente queria ter certeza de que as pessoas não passariam fome, não reduziram as suas condições de sobreviver (…) Enquanto houver seca, esses programas vão existir. E queremos garantir que, depois da seca, melhorem as condições de vida das pessoas”, completou.

O périplo de Dilma pelo Nordeste segue por Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Assista ao discurso da presidente:

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...