CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Dirigentes do futebol discutirão reformas na Fifa

Entre as sugestões está a inclusão de um limite de idade para o presidente da entidade e uma restrição ao número de mandatos à frente da organização que dirige o futebol mundial; propostas ocorrem após série de casos de corrupção em 2010 e 2011, que teve entre os envolvidos o brasileiro Ricardo Teixeira

Dirigentes do futebol discutirão reformas na Fifa
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BERNA, 11 Jan (Reuters) - Dirigentes do futebol europeu vão se reunir neste mês para discutir propostas de reformas para a Fifa, incluindo um limite de idade para o presidente da entidade e uma restrição ao número de mandatos à frente da organização que dirige o futebol mundial.

Um grupo de trabalho montado para revisar os estatutos da Fifa propôs limitar em 72 anos a idade do presidente da entidade e dos membros do comitê-executivo, levando em conta para isso a época da sua eleição, reeleição ou nomeação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O grupo também propôs que os dirigentes possam cumprir no máximo dois mandatos de quatro anos.

Outras questões discutidas incluem a composição do International Board (IB), órgão que toma decisões sobre as regras do esporte. O IB atualmente é formado por quatro membros da Fifa e por um membro de cada uma das associações de futebol do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Uefa, entidade que dirige o futebol europeu, disse em nota que vai promover no dia 24 uma reunião com os presidentes das 53 federações nacionais afiliadas, a fim de analisar as propostas.

"A Uefa deseja assegurar que o processo de reforma da Fifa mantenha os objetivos de boa governança, e isso foi deixado claro aos nossos membros de forma clara e transparente, para que eles possam deixar sua posição clara", disse o secretário-geral da entidade europeia, Gianni Infantino. "Precisamos agora que os membros apresentem suas opiniões."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As propostas de reformas na Fifa ocorrem após uma série de casos de corrupção na entidade em 2010 e 2011.

Três dos 24 membros do comitê-executivo foram punidos por causa de escândalos. Mohamed bin Hammam, ex-candidato a presidente da entidade, foi banido do futebol pelo resto da vida, enquanto o brasileiro Ricardo Teixeira deixou seu cargo no comitê e também renunciou à chefia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Fifa deve votar as mudanças no seu estatuto durante o seu congresso anual, que acontece em maio nas Ilhas Maurício.

(Reportagem de Brian Homewood)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO