TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Geral

Discussões proporcionais seguem estacionadas

Enquanto o prefeito do Recife, Joo da Costa, e o secretrio estadual de Governo, Maurcio Rands, disputam a preferncia dos seus correligionrios para representar o PT na corrida sucessria da capital pernambucana, vereadores da Frente Popular ficam impedidos de construrem suas estratgias de reeleio. Ningum sabe se ainda ser possvel a pavimentao de um eventual chapo

Discussões proporcionais seguem estacionadas (Foto: Aguinaldo Leonel/Câmara Municipal do Recife)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

PE247 - O embate entre o prefeito do Recife, João da Costa, e o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, pela indicação do PT na corrida sucessória recifense freou as articulações pela reeleição dos vereadores da Frente Popular. O clima de instabilidade, uma vez que ninguém sabe qual será o desfecho das prévias petistas, atrasa a discussão sobre a possibilidade da montagem de um chapão governista. Os parlamentares simpáticos à ideia encontram dificuldade de debater com os mais receosos, que entendem que uma possível vitória de Rands poderia mudar por completo o quadro da capital pernambucana.

Há quem diga, nos bastidores, que, se o secretário estadual de Governo levar as primárias petistas, o governador Eduardo Campos poderia entrar no circuito para desfazer o bloco de partidos alternativos, comandado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB). Isso implicaria numa recomposição da Frente, no Recife, aumentando a possibilidade de um grande chapão na Câmara.

No entanto, caso o prefeito João da Costa saia vencedor, o grupo que não aprova seu projeto de reeleição ficaria livre para consolidar uma postulação diferente, que poderia ser a do próprio Armando Monteiro Neto. O que inviabilizaria o “todos juntos” na Casa de José Mariano. Com um candidato majoritário, essas legendas ficariam legalmente impedidas de se coligarem com os partidos que permanecerão na base do prefeito.

E esse nó só será desatado após o dia 20 de maio, quando as prévias serão realizadas. Para alguns vereadores, é uma espera longa demais, uma vez que a campanha eleitoral oficial tem início em menos de dois meses depois.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: